Taques pede informações ao procurador-geral sobre indicado para Conselho do Ministério Público
Requerimento de informações do senador Pedro Taques (PDT-MT) poderá levar ao adiamento da sabatina de Luiz Moreira Gomes Júnior, que está sendo indicado para novo mandato no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Nesta quarta-feira (27), o senador Jorge Viana (PT-AC) fez a leitura de relatório sobre a indicação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Taques resolveu pedir informações complementares ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, sobre a existência de investigação em andamento contra o indicado. O parlamentar negou que interesses políticos tenham motivado seu requerimento ou a intenção de protelar a decisão da CCJ sobre essa recondução.
O senador Humberto Costa (PT-PE) disse não se opor à demanda de Taques, mas ponderou que dúvidas sobre autoridades indicadas poderiam ser esclarecidas durante a sabatina. E suscitou a existência de divergências sobre a recondução de Luiz Moreira Gomes Júnior ao CNMP por eventualmente manter relacionamento com pessoas ligadas ao Partido dos Trabalhadores.
Após a apresentação do relatório, o presidente da CCJ, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), concedeu vista coletiva do processo. Segundo informou, a sabatina só poderá ser marcada depois que a Procuradoria-Geral da República prestar as informações solicitadas por Taques.
Em situações normais, a CCJ realiza a sabatina de autoridades indicadas na reunião seguinte à da leitura do parecer.
27/06/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
CCJ sabatina indicado para conselho do Ministério Público
CCJ aprova indicado para Conselho do Ministério Público
Senado aprova indicado para Conselho Nacional do Ministério Público
Indicado para o Conselho Nacional do Ministério Público será sabatinado
CCJ sabatina indicado para compor o Conselho Nacional do Ministério Público
Procurador-geral explica decisão do Ministério Público à Assembléia