TCU aprova contas do governo de 2011 com 25 ressalvas



Com 25 ressalvas e 40 recomendações, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira (23) relatório sobre as contas do governo federal em 2011, primeiro ano de mandato da presidente Dilma Rousseff. A sessão extraordinária para apreciação das contas, que têm como relator o ministro José Múcio Monteiro, foi acompanhada pelo presidente do Senado, José Sarney.

O parecer do TCU será encaminhado agora ao Congresso Nacional para julgamento, onde passará por exame da Comissão Mista de Orçamento (CMO) que tem a competência de julgar as contas do presidente da República.

- Ele [o TCU] visa melhorar o controle do Congresso sobre a administração pública. O que o Tribunal de Contas faz como órgão auxiliar do Poder Legislativo é assessorar o nosso exame daquilo que é o mais importante na República, que é o Orçamento, que dispõe sobre receita e despesa – explicou Sarney.

Entre as ressalvas apontadas pelo relator do TCU, estão o atraso nas obras para a Copa de 2014 e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ele recomenda no relatório que o governo priorize a execução de ações contidas no Plano Plurianual (PPA) de 2012 a 2015.

O relatório contém informações sobre receitas e despesas do exercício, aplicação de recursos e resultado de ações estatais. Trata também do desempenho da economia no período observado e traz ainda avaliação do cumprimento de recomendações feitas em 2011.

O relator destacou ainda em seu parecer o tema sustentabilidade do crescimento. Ele justificou a ênfase no assunto em razão da preocupação do país em garantir um crescimento sustentável ao longo do tempo, capaz de alavancar o desenvolvimento.

Também foi avaliada no relatório a atuação do governo para superar ou minimizar gargalos em áreas como meio ambiente, desenvolvimento regional, ensino profissionalizante e pesquisa e desenvolvimento.

Além de Sarney, acompanharam a sessão o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.



23/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney recebe relatório do TCU com ressalvas sobre contas do governo de 2010

Sarney recebe relatório do TCU com ressalvas e recomendações sobre as contas do governo em 2009

José Jorge registra ressalvas feitas pelo TCU às contas do governo Lula

Aprovadas, com ressalvas, contas da Presidência da República

Senado aprova contas de 2001 do governo federal

CMO aprova contas do governo e crédito de R$ 153 milhões para Ministério da Defesa