João Ribeiro pede mobilização do Congresso contra a violência



O Congresso precisa tomar para si a mobilização da sociedade em prol da não violência, defendeu o senador João Ribeiro (PFL-TO), ao divulgar os gastos do país com segurança. O senador citou a matéria "O ônus da violência" publicada no Correio Braziliense, em dezembro, apresentando estudo da Fundação Getúlio Vargas que demonstram serem gastos anualmente 10% do Produto Interno Bruto com o aparato policial oficial e particular, seguros, custos penitenciários, internações em hospitais por conta de atos de violência, além da fuga de investimentos por falta de segurança.

- Algo em torno de R$ 120 bilhões é o que se gasta no para tratar essa verdadeira praga anti-social que tomou conta da nossa sociedade há mais de uma década - afirmou o senador.

Os dados revelados pelo estudo do IBGE, disse o senador, mostram que o país "está enfiando dinheiro em um buraco sem fundo". Ele acrescentou apesar de gastos tão elevados em um sistema de vigilância que tem se mostrado ineficiente "a não ser por algumas ilhas de excelência", a sociedade não tem, no curto prazo, qualquer perspectiva de neutralizar a ação das organizações criminosas.

João Ribeiro apontou ainda outros efeitos colaterais da violência, como o fraco desempenho da indústria do turismo, e a falta de recursos para as áreas sociais. Ele defendeu investimentos na eficiência do sistema penitenciário e das forças policiais, leis claras "com penas equivalentes ao tamanho da violência praticada" e uma profunda transformação das relações socais.

Para João Ribeiro, é preciso valorizar as instituições que exigem conduta exemplar de seus membros, como os conselhos de ética das diferentes profissões, "o ganho honesto e o ser ético, no lugar do ter a qualquer custo". O Congresso Nacional afirmou o senador, precisa fazer a sua parte, cumprindo seus regimentos e "ombreando-se com as instituições da sociedade civil que trabalham pela paz social".



05/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim pede mobilização nacional no dia de combate à violência contra idosos

Serys pede maior mobilização para evitar violência contra a mulher

JOÃO ALBERTO PEDE REFLEXÃO SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA AS CRIANÇAS

CONGRESSO PROMOVE MOBILIZAÇÃO PELA PAZ E A NÃO-VIOLÊNCIA

Tebet defende mobilização social contra violência

Cecilia Hypolito defende mobilização contra a violência