Tebet defende pacto pela interiorização do Brasil



Ao homenagear o estado do Mato Grosso do Sul pelos seus 25 anos de criação, que serão completados nesta sexta-feira (11), o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) defendeu a constituição de um pacto pela interiorização e desenvolvimento do Brasil. Ele explicou que este acordo significa, de forma concreta, estabelecer mecanismos de apoio à agroindústria, agregando valor à produção primária e gerando emprego e renda.

- Certamente não haverá momento mais oportuno para a definição desse pacto pelo desenvolvimento regional que este, quando se trava o debate democrático decisivo em torno de programas e propostas que buscam o referendo da Nação no turno final da eleição presidencial - afirmou Ramez Tebet.

Na avaliação do senador pelo Mato Grosso do Sul, sem uma infra-estrutura adequada e incentivos com o objetivo de reduzir as disparidades, o Brasil estará fadado a abrigar em uma mesma pátria os muito ricos e os absolutamente deserdados de futuro; territórios altamente desenvolvidos e cantões esquecidos. Ele lamentou que os programas de governo apresentados pelos presidenciáveis não contemplam políticas específicas de interiorização do desenvolvimento.

Ramez Tebet falou ainda da sua convicção de que, -apesar dos pessimistas de sempre e dos derrotistas de ocasião-, o Brasil tem jeito e tem futuro. Ele registrou que, apesar deste futuro já estar sendo construído, ele precisa ser antecipado. O senador disse que, enquanto persistirem as injustiças sociais e as diferenças regionais, o Brasil não poderá ser alçado à plena condição de Nação.

Em seu pronunciamento, Tebet também agradeceu ao povo sul-mato-grossense por tê-lo reeleito com uma das maiores votações proporcionais do país. Ele disse ainda que caberá aos eleitores do estado decidir, democraticamente, em segundo turno para o governo do estado, -entre a mera prorrogação de uma administração ineficiente e as propostas de políticas públicas capazes de retomar o caminho do desenvolvimento, de que lamentavelmente- o estado se desviou.

O senador Lindberg Cury (PFL-DF), em aparte, cumprimentou Tebet por sua reeleição ao Senado e destacou a vocação do Mato Grosso do Sul para a produção agrícola, afirmando que o estado, -sem dúvida, será um grande alimentador do mundo em matéria de grãos-.

Lindberg também fez um resumo da vida pública de Tebet, iniciada na Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste (Sudeco). Ele ressaltou que, -onde quer que esteja, Tebet sempre desempenha suas funções -com seriedade, probidade, inteligência e capacidade-.



09/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


TEBET DEFENDE INTERIORIZAÇÃO DE PROGRAMAS DO GOVERNO

TEBET PROPÕE PACTO PELA PRODUÇÃO

Representante do Conanda entrega Pacto pela Paz a Tebet

Cristovam defende pacto mundial pela educação

SP assina pacto pela Educação no Brasil

Brasil terá Pacto Nacional pela Gestão das Águas