TEBET DEFENDE TRIBUNAL DE PEQUENAS CAUSAS NO ÂMBITO DA JUSTIÇA FEDERAL
Tebet disse que não é tão difícil, hoje, implantar juizados de pequenas causas no âmbito federal, pois a matéria já se encontra na Constituição e depende apenas de legislação ordinária para se concretizar. O senador defendeu também a possibilidade desses juizados deliberarem sobre ações contra a União e a Fazenda Nacional, desde que sejam de pequeno valor, no limite máximo de 40 salários mínimos. Segundo o senador, o maior número de processos de pequeno valor encontra-se na área da Previdência Social.
- A Justiça tem que estar próxima do cidadão e não contra ele. O processo para recebimento de pequenos benefícios, como uma aposentadoria por invalidez e um auxílio-doença, não deveria durar vários anos. Nada mais justo que, nesses casos, se pense mais no cidadão do que na União. O interesse público é atender ao cidadão - afirmou.
O senador Edison Lobão (PFL-MA), em aparte, disse que a morosidade não é culpa dos juízes, mas sim da legislação vigente. Para ele, com criatividade é possível mudar este quadro. Como exemplo, Lobão citou a interiorização promovida pela Corregedoria da Justiça Estadual do Maranhão, que tem realizado casamentos em massa no interior do estado e evitado acúmulo de processos no tribunal.
29/11/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
Serviço: Tribunal de Justiça e Metrô instalam Juizado de Pequenas Causas na Estação São Bento
Lugo defende instalação do Tribunal de Justiça do bloco
Lobão defende ministros do Supremo Tribunal Federal
ÁLVARO DIAS DEFENDE CRIAÇÃO DE TRIBUNAL FEDERAL NO PARANÁ
Tebet destaca reunião do Conselho da Justiça Federal em Dourados
Camata quer simplificar trâmite de pequenas causas