Tebet denuncia "boatos" de que Lula não faria convocação extraordinária por PEC paralela
O senador Ramez Tebet (PMDB-MS), último orador da sessão ordinária desta quinta-feira (18), disse haver -uma onda muito forte de rumores e de boatos- que está intranqüilizando os senadores. Os boatos dariam conta de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não convocaria o Congresso Nacional extraordinariamente a partir de 15 de janeiro para votar a Proposta de Emenda à Constituição n° 77, a chamada PEC paralela da reforma da Previdência.
- Justamente em um ano em que o Congresso Nacional votou em oito ou nove meses duas reformas constitucionais importantíssimas, em que houve uma autoconvocação até o dia 23 de dezembro, o presidente não pode fazer isso. A PEC 77 é fruto de um grande acordo, que envolveu o empenho e a palavra do senador Paulo Paim (PT-MG), do líder Tião Viana (PT-AC) e de outros companheiros - disse Tebet, acrescentando que -há passarinhos cantando e intranqüilizando a todos-.
Em aparte, o senador Magno Malta (PL-ES) disse que, se não houver a convocação e a votação da PEC paralela, seu partido não votará mais nada este ano. Da mesma forma, o senador Artur Virgílio, líder do PSDB, prometeu que nada mais se votará a partir desta sexta-feira (19) se o acordo não for cumprido.
- Acordos em parlamentos são feitos para serem cumpridos. Se um acordo é violado, não há mais uma relação de confiança e tudo se deteriora, o governo perde a autoridade e desautoriza seus líderes - disse Paulo Paim.
O senador Romeu Tuma (PFL-SP), que presidia a sessão, observou que, durante todo o dia, -o senador Tião Viana circulou com os olhos angustiados, com o rosto tenso-. O senador Ramez Tebet encerrou dizendo que poderia até estar sendo injusto, já que o presidente da República poderia estar assinando a convocação naquele momento.
- Mas os boatos são muito fortes e estão trazendo intranqüilidade e angústia para todos nós - encerrou.
18/12/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tebet confirma calendário especial de PECs na convocação extraordinária
Tebet instala sessão solene para convocação extraordinária do Congresso
Tebet apela em favor da convocação para que Câmara aprove a PEC paralela
Alvaro Dias pede convocação de Marcos Valério para explicar denúncia contra Lula
Senado homenageia o ex-presidente da Casa Ramez Tebet, que faria 71 anos
Senado faz sessão extraordinária para acelerar tramitação da PEC paralela da Previdência