Tebet, Efraim, Tarso e Dirceu discutem Conselho de Desenvolvimento



O presidente do Senado, Ramez Tebet (PMDB-MS), recebeu nesta quinta-feira (16) o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Tarso Genro, e o presidente da Câmara dos Deputados, Efraim Morais (PFL-PB), para discutir a formação e as atribuições do futuro Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. O Conselho será instalado no próximo dia 13 de fevereiro, no Palácio do Planalto, e terá 72 membros, dos quais 24 já estão escolhidos.

Ramez Tebet disse que não há qualquer risco de que o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social retire do Congresso Nacional as prerrogativas de fórum de discussão de reformas, como a da Previdência Social.

- O Congresso Nacional é soberano e tem demonstrado um amadurecimento à altura da expectativa do povo brasileiro. O governo federal tem o direito de criar as instâncias que julgar necessárias para elaborar suas propostas e ao Congresso vai caber a deliberação e o exame, de acordo com o interesse da sociedade como um todo - disse o presidente do Senado.

Presidência do Senado

Em entrevista depois do encontro, José Dirceu disse repelir -com toda energia- as denúncias de que o governo teria oferecido vantagens a senadores do PMDB para -esvaziar- a candidatura do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) à Presidência do Senado.

- Isso é um absurdo e uma falta de respeito com os próprios senadores do PMDB. As conversas que temos mantido são estritamente políticas, de alto nível, e perfeitamente legítimas - disse.

De acordo com o ministro, o governo está trabalhando politicamente para formar uma maioria segura que garanta a governabilidade, mas dentro de padrões éticos e estritamente políticos.

Sobre o assunto, o presidente do Senado disse que o PMDB saberá indicar o melhor candidato e demonstrar que continua unido.



16/01/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Efraim indaga sobre críticas à reforma tributária por parte do Conselho de Desenvolvimento

CE pode convocar Tarso Genro e José Dirceu para falar sobre MEC

Efraim pede a Dirceu que esclareça tudo em CPI

Efraim também quer afastamento de José Dirceu

Efraim rebate acusações de Dirceu e afirma que governo financia países vizinhos

Efraim pede que Palocci, Dirceu e Viegas expliquem possível ajuda de R$ 3 bilhões à Varig