TEBET TRAÇA PROGRAMA DE AÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DE MATO GROSSO DO SUL
O senador Ramez Tebet, autor do requerimento de homenagem aos 20 anos de aniversário de criação do estado de Mato Grosso do Sul, advertiu hoje (dia 9) o governo sobre a necessidade de estabelecer-se uma política de desenvolvimento regional que contemple as características próprias das diversas regiões brasileiras, a fim de eliminar as diferenças de oportunidades entre os cidadãos do país.
Ele pediu que as autoridades cumpram antigas promessas feitas ao estado de Mato Grosso do Sul e que se estabeleçam compensações pelos prejuízos causados pela Lei Kandir, "como contrapartida ao intenso trabalho que a sociedade sul-mato-grossense vem desenvolvendo para suprir a falta de recursos e evitar a deteriorização das conquistas já obtidas".
Ramez Tebet traçou as linhas gerais das aspirações sul-mato-grossenses e um programa de ações a serem desenvolvidas imediatamente para a remoção dos obstáculos que impedem o pleno desenvolvimento do estado. São indispensáveis, a seu ver, a formulação de uma política clara e eficiente para o turismo; a viabilização da hidrovia Paraná-Paraguai; e a conclusão de trechos de estradas que completem as ligações da malha rodoviária do estado. Além disso, defendeu a correta aplicação do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste e a criação de um Banco de Desenvolvimento para a região.
- Não queremos chaminés poluidoras, mas a industrialização adequada aos produtos da região, de modo a valorizá-los, a aumentar a oferta de emprego e a arrecadação do estado - afirmou. Na opinião do senador, tão importante como a vinda de grandes multinacionais para o estado, "que não devem ser disputadas com incentivos predadores dos recursos das finanças locais", é a atração da iniciativa privada para o beneficiamento da soja, do couro, da carne, da cana-de-açúcar, do milho, do trigo, do algodão, do amendoim e do trigo.
Os sul-mato grossenses, no entender de Ramez Tebet querem "indústrias que integrem as diversas etapas de utilização de cada um desses produtos, até aqueles que o consumidor irá usar em sua mesa, ou, como no caso do couro, nos sapatos que alguém irá calçar". Ele também quer escolas profissionalizantes de nível médio para oferecer mão-de-obra qualificada para o atendimento de todas essas áreas, já que as escolas de nível superior já estão aparelhadas. "Os jovens recém formados são obrigados a deixar o estado em busca de oportunidades de trabalho", explicou.
09/10/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
TEBET DESTACA PROJETOS COMUNS ENTRE MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL
Tebet alerta para clima de insegurança em Mato Grosso do Sul
Tebet anuncia liberação de verbas para rodovias de Mato Grosso do Sul
TEBET ALERTA PARA AUMENTO DA PROSTITUIÇÃO INFANTIL EM MATO GROSSO DO SUL
Tebet protesta contra repasse de recursos do Mato Grosso do Sul para outros estados
Serys reivindica ações para assegurar o desenvolvimento de Mato Grosso