TEBET PROPÕE PLANOS DE DESENVOLVIMENTO PARA DIMINUIR DIFERENÇAS REGIONAIS



Projeto de lei complementar do senador Ramez Tebet (PMDB-MS) regulamenta o inciso I do art. 43 da Constituição Federal, estabelecendo condições para a integração das regiões brasileiras e uma estrutura institucional com vistas à execução de planos regionais de desenvolvimento. A matéria, que será examinada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), tem como principal objetivo, segundo o senador, diminuir as desigualdades regionais.
Segundo o projeto, a União implementará ações articuladas com estados e municípios que deverão ser executadas em espaços regionais e sub-regionais, de acordo com os princípios de sustentabilidade do desenvolvimento, parceria com o setor privado, desenvolvimento de potencialidades locais e vantagens competitivas. O projeto determina ainda que essas ações levem em conta o crescimento do emprego e da renda de cada região, incentivos ao desenvolvimento da educação, ciência e tecnologia, bem como a mobilização de recursos humanos e financeiros para a execução dos programas.
Ele propõe a elaboração de planos nacionais e a definição de prioridades, recursos das políticas setoriais do governo federal e ainda a indicação do Poder Executivo para direcionar a regulamentação da lei.
As medidas do projeto, completou o senador, visam ao desenvolvimento harmônico e desconcentrado dos espaços nacionais, a integração das regiões em desenvolvimento e a determinação de uma matriz institucional que suporte as ações de implementação do programa de desenvolvimento sustentável e equilibrado, englobando os órgãos, instrumentos e ações já existentes.

06/04/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Braga: proposta do governo para criar municípios respeita diferenças regionais

Diferenças regionais são vistas como maior desafio para a Copa na área da saúde

TEBET PROPÕE MAIOR ÊNFASE AO DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO

Mário Couto cobra ação do governo para diminuir desigualdades regionais

César Borges cobra participação do BNDES na redução das diferenças regionais

Lúcia Vânia: Brasil perdeu oportunidade de reduzir diferenças regionais