TEBET QUER LEGISLAÇÃO ELEITORAL PERMANENTE



O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) defendeu hoje (dia 10) a adoção de uma legislação permanente sobre eleições, "para evitar impasses a cada pleito". Em sua opinião, a matéria é de fundamental importância e deveria ser debatida com mais calma pelo Congresso Nacional.

Tebet elogiou alguns dispositivos do projeto de lei eleitoral para 1998 aprovados na Câmara dos Deputados, e em tramitação no Senado, como a proibição de candidatos à reeleiçãocomparecerem a inauguração de obras.

- Permitir isso seria ferir o princípio de igualdade entre os candidatos - afirmou. Ele exaltou também a decisão de calcular o tempo do horário eleitoral no rádio e na televisão a partir da composição das bancadas dos partidos em 02/02/95, pois assim, a seu, ver, "é respeitada a vontade do eleitor".

O senador, no entanto, criticou a forma como está previsto o horário eleitoral. Conforme informou, a legislação aprovada na Câmara permite filmagens externas e a participação de pessoas não-candidatas no tempo destinado aos políticos. "Os programas podem ser mascarados e eu acredito que o tempo deveria ser reservado somente às idéias dos candidatos", frisou.

Em aparte, o senador Josaphat Marinho (PFL-BA) elogiou o pronunciamento e considerou que não se faz uma reforma política longe das eleições, já quea seu ver não haveria "clima", nem na proximidades delas, pois "perturbaria" o pleito. "Nesse impasse, não se vota uma das reformas mais importantes do país", disse.



10/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


SIMON QUER AUSTERIDADE NA LEGISLAÇÃO ELEITORAL

JUCÁ QUER DISCUTIR LEGISLAÇÃO ELEITORAL

CCJ vai examinar projeto que cria a Comissão Permanente de Legislação Participativa

TEBET CRITICA CPMF PERMANENTE E DEFENDE REFORMA TRIBUTÁRIA

CCT discute mudanças na legislação eleitoral

CCJ examina mudanças na legislação eleitoral