Tebet quer urgência para reforma política
Em entrevista coletiva nesta terça-feira (8), o presidente do Senado, Ramez Tebet, defendeu a realização urgente, já a partir do próximo ano, de uma reforma política no país. Ele citou como exemplo da necessidade de reforma a eleição de um candidato do Prona para a Câmara dos Deputados com 274 votos, graças ao voto proporcional. O candidato foi puxado pelos mais de 1,5 milhão de votos que Enéas Carneiro, do Prona, recebeu em São Paulo.
- O processo de eleição para a Câmara deve ser modificado - afirmou Tebet, que se disse favorável ao voto distrital misto para solucionar o problema.
Tebet também defendeu o fim da verticalização das coligações, instituída pelo Tribunal Superior Eleitoral, que determinou que as alianças partidárias nos estados seguissem as alianças estabelecidas para a disputa da Presidência da República. Ele observou que o eleitor não seguiu a verticalização, tendo votado de maneira livre, independente de coligações. Para Tebet, é assim que deve ser.
Tebet manifestou-se ainda a favor da mudança da data da posse dos novos parlamentares, prevista para 1o de janeiro de 2003, lembrando que o dia de ano novo é um dia mundial de comemoração. O senador disse que se a Câmara dos Deputados aprovar a proposta de emenda constitucional que tramita naquela Casa, alterando a data para o dia 6 de janeiro, fará um apelo ao Senado para que vote imediatamente a matéria.
O presidente do Senado considerou um sucesso o uso da urna eletrônica. Para ele, a demora nas votações aconteceu porque cada eleitor teve que votar seis vezes. Ele lembrou que a abstenção e o número de votos brancos e nulos mantiveram-se na mesma proporção.
- Estamos avançando e dando um exemplo de processo eleitoral para o mundo - disse o presidente do Senado, citando a rapidez na apuração como exemplo desse avanço.
Tebet estava radiante pela reeleição em Mato Grosso do Sul em que recebeu o maior número de votos para o Senado no estado, atingindo 38,2% dos votos válidos, alcançando um total de 734.012 votos. A partir de 2003, Tebet cumprirá novo mandato de oito anos.
08/10/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
LÍDER DO PSDB QUER URGÊNCIA PARA REFORMA POLÍTICA
SÉRGIO MACHADO PEDE URGÊNCIA PARA REFORMA POLÍTICA
IRIS REZENDE PEDE URGÊNCIA PARA REFORMA POLÍTICA
Efraim Morais cobra urgência para reforma política
SÉRGIO MACHADO DEFENDE URGÊNCIA PARA REFORMA POLÍTICA
SENADORES PEDEM URGÊNCIA PARA AMPLA REFORMA POLÍTICA