Técnico da Azulprev diz que só o aumento de contribuição não salva IPE



O simples aumento da contribuição que o governo do Estado deve propor aos servidores não vai solucionar a situação do Instituto de Previdência do Estado. A afirmação foi feita pelo diretor-presidente da Fundação dos Economiários Federais, Edo Antônio Ferreira de Freitas, que coordenou a auditoria da Azulprev no Instituto até o começo do atual governo. Ele participou da reunião da Comissão Especial que trata da situação do IPE, presidida pelo deputado Otomar Vivan (PPB).

Para a Azulprev, o IPE deve passar por uma reestruturação técnica administrativa profunda e isso depende de vontade política. O relatório da Azulprev apontou 19 simulações que compartilham diversas alternativas de mudanças. Freitas alertou ainda que que o Estado tem pouco menos de oito meses para adotar medidas que visem garantir o funcionamento da instituição.

Segundo ele, medidas mesmo que antipáticas são urgentes, como cortes de benefícios e aumento das contribuições. Não é possível, conforme ele que filhas solteiras de pensionistas permaneceçam a receber os vencimentos até a morte. Além das distorções que devem ser corrigidas, a Azulprev propôs em seu relatório uma modelagem atuarial simulando 18 cenários. Incluiu nos exemplos, o escalonamento de contribuições, a taxa de reposição, a segmentação da massa por faixa e o plano misto.

Ferreira lembrou ainda que o IPE não pode mais continuar misturando dinheiro de saúde com previdenciária e que deve se adequar o mais rápido possível, sob pena de ficar sem receber recursos federais.

11/21/2001


Artigos Relacionados


Consultores do Senado acham que só aumento da idade mínima salva Previdência

FERNANDO BEZERRA CRITICA AUMENTO DE CONTRIBUIÇÃO DE EMPRESAS

JEFFERSON PÉRES CRITICA AUMENTO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DO SERVIDOR

Representante da Azulprev estará na reunião da Comissão do IPE

Adelmir Santana comemora aumento de investimentos no ensino técnico

Pavan rejeita aumento da contribuição previdenciária para pagar aposentados