Técnicos irão fiscalizar aplicação de recursos em escolas públicas



Avaliar e aprimorar a gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) em Botucatu (SP). Esse é o principal objetivo das visitas de monitoramento que serão realizadas nesta semana por uma equipe do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na cidade paulista.

Até quinta-feira (31), técnicos do FNDE vão percorrer escolas públicas da rede municipal para conferir de perto a execução do PDDE, esclarecer dúvidas dos agentes escolares, orientá-los sobre as normas do programa e prevenir falhas no uso dos recursos. Para reforçar a ação, haverá capacitação na sexta-feira, 1º de novembro, para cerca de 100 agentes envolvidos com a gestão do PDDE em Botucatu e em outros cinco municípios da região (Anhembi, São Manuel, Pardinho, Itatinga e Bofete).

Criado em 1995, o programa tem a finalidade de prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas da rede pública de educação básica, às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos e aos pólos presenciais da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O objetivo é promover melhorias na infraestrutura física e pedagógica das unidades de ensino e incentivar a autogestão escolar.

Os recursos destinam-se a pequenos reparos nas unidades de ensino e à manutenção da infraestrutura do colégio. Também podem ser utilizados na compra de material de consumo e de bens permanentes, como geladeira e fogão. Ao longo dos anos, novas ações foram incorporadas e, hoje, também financia a educação integral e o Programa Atleta na Escola.

Serviço

Visitas de monitoramento: 29 a 31 de outubro

Capacitação: 1º de novembro

Local da capacitação: Sede da Secretaria Municipal de Educação (Praça Bispo Dom Luiz de Santana, nº 176, Centro, Botucatu)

Municípios convidados: Anhembi, São Manuel, Pardinho, Itatinga e Bofete

Técnicos do FNDE: Cinara Gomes de Araújo Lobo e David Antonio Lustosa de Oliveira

 

Fonte:
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação



29/10/2013 16:59


Artigos Relacionados


CGU vai fiscalizar aplicação de recursos em 60 municípios

Ministério Público e FNDE vão fiscalizar aplicação de recursos na educação

Mozarildo quer fiscalizar aplicação de recursos públicos pelas ONGs

Projeto na CAE permite ao Senado fiscalizar aplicação de recursos para estados, municípios e DF

Agripino diz que Aneel não tem recursos nem técnicos suficientes para fiscalizar o setor elétrico

Técnicos monitoram escolas públicas catarinenses