Telefônicas poderão alugar redes de celular para serviços de localização de pessoas



Empresas de telefonia móvel poderão ser autorizadas a alugar suas redes para implantação de serviços de ajuda na localização de pessoas desaparecidas. Com o uso do Sistema de Posicionamento Global (GPS), os portadores de celulares cadastrados poderão ser rastreados por meio do envio de mensagens ou pelo acesso à internet.

VEJA MAIS

Esse uso das redes de telefonia móvel está previsto no PLC 54/2012, aprovado nesta terça-feira (28) pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). O texto pode ir a sanção presidencial, caso não seja apresentado recurso para votação no Plenário do Senado.

De acordo com o projeto, as prestadoras de serviço de telefonia terão permissão para alugar suas redes em condições de livre mercado.

O aumento do número de desaparecidos nas cidades brasileiras foi o que motivou o autor, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), a apresentar a proposta.

O relator na CCT, senador Walter Pinheiro (PT-BA), considera a medida proposta no PLC 54/2012 imprescindível para melhorar os sistemas de informação dos órgãos que investigam o desaparecimento de pessoas.

“Sem um sistema integrado que possa distribuir mensagens instantaneamente e a baixo custo a qualquer pessoa no território nacional, em casos que exigem rápida mobilização, o sistema de prevenção e resgate de pessoas desaparecidas não pode funcionar satisfatoriamente”, observa o relator.

Carros

O sistema de localização por GPS já vem sendo utilizado para a localização de veículos equipados com chips, facilitando o resgate de carros e cargas roubadas. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) estuda a instalação de chips de identificação em toda a frota de veículos do país.



28/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCT pode votar projeto que autoriza telefônicas a alugar redes para criar serviços de localização de pessoas

Apoio a serviços de localização de pessoas desaparecidas está na pauta da CCT

Empresas de telefonia poderão ser autorizadas a oferecer serviço de localização de pessoas

Pessoas com deficiência auditiva ou da fala poderão pagar menos por mensagem de texto em celular

Serviço de celular poderá ajudar na localização de crianças desaparecidas

Walter Pinheiro registra aprovação de projeto que permite a localização de desaparecidos pelo celular