Termo de ajuste de conduta beneficia marinheiros brasileiros em cruzeiros na costa brasileira



O Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério Público do Trabalho elaboraram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que garante direitos e condições para marinheiros brasileiros que trabalham em navios de cruzeiros marítimos estrangeiros. O acordo valerá para navios que permanecerem na costa brasileira por mais de 30 dias. A temporada de cruzeiros no País começa em outubro.

O TAC já entra em vigor neste mês. O documento prevê que no mínimo 25% dos tripulantes do cruzeiro precisam ser brasileiros, além de garantir que os trabalhadores tenham direito de enviar o salário mensal para a família via transferência bancária, proibição de desconto em folha dos materiais fornecidos para trabalho como ferramentas e uniformes, procedimentos para evitar cobrança de taxas durante processo de seleção e recrutamento, controle de jornada de trabalho e médico ou enfermeiro brasileiro para facilitar atendimento aos tripulantes. 

A partir de maio de 2011 também será proibido o desconto de exames médicos admissionais, que serão pagos pelas empresas contratantes. Será obrigatória ainda a distribuição de uma cópia da TAC em português para cada tripulante brasileiro.

Segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) a expectativa é que 886 mil cruzeiristas aproveitem mais de 400 roteiros que irão percorrer 21 cidades do litoral brasileiro e países da América do Sul. O número é 23% superior ao da temporada passada.

Na região Sudeste, os principais destinos são: Rio de Janeiro, Cabo Frio, Angra dos Reis, Búzios, Ilhabela, Ubatuba e Santos. Nas regiões Norte e Nordeste: Fernando de Noronha, João Pessoa, Bahia, Fortaleza e Manaus. Na região Sul: São Francisco do Sul e as uruguaias Punta del Leste e Montevidéu, além das argentinas Buenos Aires e Mar del Prata.


Fonte:
Agência Brasil

 

26/10/2010 19:43


Artigos Relacionados


Claro, Net e Telefônica assinam termo de ajuste de conduta com CPI da Pedofilia

Magno Malta encontra-se nos EUA com diretores da Microsoft para discutir termo de ajuste de conduta

Debatedores apontam bom nível de segurança em cruzeiros na costa brasileira

Telefônicas assumem compromisso de elaborar termo de conduta

CPI avalia 20 meses de termo de conduta firmado com Google

Google deve assinar termo de conduta com PF e Ministério Público