THELMA SUGERE PERCENTUAIS DE PARTICIPAÇÃO NA POLÍTICA PARA AMBOS OS SEXOS



Ao registrar que atualmente ocorre uma convergência de atenções e interesses em torno das causas e questões femininas, a senadora Thelma Siqueira Campos (PPB-TO) defendeu, como uma das estratégias contra as discriminações que persistem em relação à participação das mulheres na política e na distribuição do poder, a adoção de percentuais mínimos de participação para ambos os sexos. Os percentuais seriam definidos para a composição das listas eleitorais, mas também para a constituição de conselhos, comissões, agências ou outros órgãos de administração partidária.
- Esses mínimos para ambos os sexos poderiam se estender também para funções executivas, de governo e de outros organismos sociais - explicou.
A sugestão, conforme disse, foi feita em mesa de debates de que participou, como representante do Senado, no seminário Mulheres na Política e no Poder, promovido pelo Cfêmea, Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e Frente Parlamentar Feminina no Congresso Nacional.
Na opinião da senadora, o estabelecimento de percentuais - como ocorre em países como Noruega e Dinamarca - é uma forma de participação alternativa à fixação de cotas vigente, que, a seu ver, embutiria "um resíduo de discriminação".
Além do seminário, Thelma salientou a importância da discussão, pelo plenário do Senado, de proposta de emenda constitucional que assegura igualdade de acesso às mulheres ao Supremo Tribunal Federal (STF), apresentada por Ademir Andrade (PSB-PA) e que obteve parecer favorável do relator, Lúcio Alcântara (PSDB-CE).
Thelma Siqueira Campos também agradeceu ao presidente da República pela visita que fez ao estado do Tocantins.

29/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


ECONOMISTA SUGERE NA TV DISCUSSÃO POLÍTICA PARA A CRISE

Brasil cai no ranking do Fórum Econômico Mundial que mede igualdade entre os sexos

Reforma política: Pedro Simon sugere formato para constituinte exclusiva

TCU sugere maior participação do Congresso na análise das Contas do Governo

Vital do Rêgo sugere que União ceda 10% de sua participação no petróleo

Parlamentares organizam frente com participação popular para a reforma política