Tião registra operação de salvamento de indigenista pelas Forças Armadas
O senador Tião Viana (PT-AC) registrou nesta segunda-feira (7) a operação de salvamento do indigenista José Carlos dos Reis Meirelles Júnior ocorrida no domingo (6), na selva amazônica, em uma ação multiinstitucional sob o comando das Forças Armadas. Segundo o senador, José Carlos, que atua há 18 anos na base de proteção etnoambiental do Envira, da Fundação Nacional do Índio (Funai), no Igarapé Xinane, no Acre, e protege três povos indígenas isolados, levou uma flechada, que traspassou seu pescoço e rosto.
De acordo com Tião Viana, como a cidade mais próxima do local onde o indigenista vive está a uma distância de oito dias de viagem, ele se comunicou por rádio com o senador, que comunicou o ocorrido ao ministro da Defesa, José Viegas. Em apenas uma hora, continuou o senador, o ministro organizou um socorro exemplar com uma equipe composta por onze pessoas, que conseguiram salvar a vida do indigenista.
- A absoluta sensibilidade do ministro da Defesa possibilitou uma das mais bonitas operações de salvamento na Amazônia e mostrou que as Forças Armadas têm muito a contribuir com o país - afirmou o senador, que citou em seu discurso o nome de todos os participantes da operação.
A política do Departamento de Índios Isolados da Funai é de preservar o direito desses povos indígenas de permanecerem sem contato com os brancos o tempo que desejarem, explicou o senador, informando que, quando ocorre o contato, no período posterior de dois anos morre em torno de 70% da população indígena contatada.
07/06/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo pede maior controle da Amazônia pelas Forças Armadas
FH afirma que tentou fazer tudo pelas Forças Armadas e agradece
Nelson Jobim discute a compra de aviões e submarinos pelas Forças Armadas
Raupp: Ministério da Defesa e Forças Armadas estão engajados no socorro às regiões afetadas pelas chuvas
Tião Viana reafirma disposição do governo de investir nas Forças Armadas
Forças Armadas farão operação conjunta na Amazônia