Tião Viana acusa empresa Gol Transportes Aéreos de má qualidade do atendimento e desrespeito ao usuário



O senador Tião Viana (PT-AC) criticou, nesta quarta-feira (12), o abuso que estaria sendo praticado por algumas companhias áreas brasileiras, com destaque para a Gol Transportes Aéreos, especialmente diante da crise da Varig. O parlamentar manifestou indignação diante de episódios que afirmou ter presenciado em vôos da Gol, como a recusa de funcionários em atender passageiros enfermos. Ele apontou ainda a falta de espaço, os preços elevados e o descumprimento da regra de endosso das passagens da companhia rio-grandense, mesmo quando há lugares disponíveis nos vôos. Essas práticas, em sua opinião, além de demonstrarem a péssima qualidade do atendimento, configurariam desrespeito ao usuário.

- Temos uma empresa que trata com absoluto descaso a necessidade social dos passageiros nos aeroportos. Doentes não podem entrar nos aviões, pois a colocação de uma maca pode acarretar problemas de ordem econômica. Clientes obesos ou altos não cabem nas acomodações. É uma situação delicada, que tem que ser apurada - condenou.

Tião Viana cobrou providências imediatas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que, em sua opinião, deveria acompanhar mais de perto a qualidade do atendimento prestado aos usuários, e informou que encaminhou carta relatando o problema à Procuradoria Geral da República (PGR), em que responsabiliza a Gol e a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) por omissão e negligência. Se não obtiver resposta, ele disse que pretende apresentar requerimento convocando a diretoria da Anac para uma audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado Federal (CMA).

- A Anac tem que mostrar a que veio. Sua função é fiscalizar, acompanhar, assegurar a qualidade e a eficiência no transporte aéreo brasileiro, o processo de integração regional, a otimização do setor. O que temos notado, no entanto, é um comportamento insensível, letárgico e inadequado - protestou.

A questão levantada por Tião Viana obteve ampla ressonância no Plenário. O senador recebeu apartes de solidariedade dos senadores Rodolpho Tourinho (PFL-BA), Ramez Tebet (PMDB-MS), César Borges (PFL-BA), Marcos Guerra (PSDB-ES), Leonel Pavan (PSDB-SC) e Paulo Paim (PT-RS). Todos os parlamentares criticaram os preços abusivos que vêm sendo praticados pelas companhias aéreas e alertaram para o risco de "cartelização" do setor diante da crise da Varig.

12/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Transportes: ARTESP agiliza atendimento ao usuário

Transportes: SOS Usuário da AutoBAn oferece atendimento diferenciado

Sérgio Petecão acusa Tião Viana e pede proteção à Mesa; Jorge Viana defende governador do Acre

Tião Viana acusa governo de subestimar problema do narcotráfico

Tião Viana acusa Virgílio de "agir de maneira hostil" e condenar sem provas

TIÃO VIANA PEDE ISENÇÃO DE IPI NA COMPRA DE VEÍCULOS POR MICRO E PEQUENA EMPRESA