Tião Viana alerta para crescimento da dengue no país
Ao discursar nesta quinta-feira (7), o senador Tião Viana (PT-AC) chamou a atenção para o crescimento dos casos de dengue no país. Ele disse que os governantes precisam estar preparados para combater a proliferação da doença. Apenas em 2007, lembrou o senador, foram registrados mais de 559 mil casos de dengue no Brasil.
- Casos registrados, o que quer dizer que o número de casos de fato foi muito maior, porque a maioria dos casos não são registrados, não têm o seu registro formalizado - observou.
Tião Viana lembrou que em 2007 foram confirmados 1.541 casos da chamada febre hemorrágica, tipo mais grave da doença, resultando em 158 mortes. O senador mencionou outros "momentos ruins" enfrentados pelo Brasil, como em 2002, quando foram registrados 721 mil casos de dengue, número que caiu para 117 mil em 2004.
- Se tivermos o mesmo nível de atenção de 2002, muito bem, mas, se tivermos relaxado um pouco a vigilância, nós podemos estar num quadro dramático equivalente ao ano de 2002 e podemos passar por uma situação muito difícil - opinou.
Tião Viana, que é médico, disse que a maioria dos casos de dengue surgem entre os meses de janeiro e maio, assinalando que esta é a hora de os governantes e a população terem o máximo cuidado para prevenir a proliferação da doença. Para isso, alertou, são necessários grandes investimentos em saneamento básico e em projetos de educação sanitária e ambiental.
O senador adiantou que pretende convidar o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para debater políticas públicas contra a dengue, a tuberculose e a malária em audiência na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
Em apartes, os senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Romeu Tuma (PTB-SP) elogiaram o pronunciamento do colega. Mozarildo, que também é médico, disse que o problema da dengue é nacional e que o governo federal precisa "assumir essa responsabilidade". Tuma disse que a população que vive na periferia das cidades brasileiras não têm saneamento básico nem qualquer infra-estrutura.
07/02/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
TIÃO VIANA ALERTA PARA CRESCIMENTO DA HANSENÍASE NO PAÍS
Papaléo alerta para o crescimento da dengue no Brasil
Tião Viana defende 'levante' no combate à dengue
TIÃO VIANA ALERTA PARA IMPORTÂNCIA DA ÁGUA
TIÃO VIANA ALERTA PARA GRILAGEM INTERNACIONAL NA AMAZÔNIA
TIÃO VIANA ALERTA PARA REURBANIZAÇÃO DA FEBRE AMARELA