Tião Viana defende 'levante' no combate à dengue
O senador Tião Viana (PT-AC), em discurso nesta segunda-feira (10), alertou para a necessidade de um "levante intenso, uma campanha sanitária" envolvendo população, gestores municipais, estaduais e a União no combate à proliferação do mosquito da dengue, agora que se aproxima o verão no Brasil.
Tião Viana, que é médico, especialista em Medicina Tropical, afirmou que situação da dengue no Brasil "é dramática", atingindo 6% de letalidade. Segundo o senador, a expectativa das autoridades sanitárias no mundo todo é de que a letalidade seja de 1%, o que faz com que o Brasil chame a atenção pelo elevado número de óbitos.
O senador informou que uma força-tarefa do Ministério da Saúde procura detectar descontrole e desproporção na presença de casos de infestação do mosquito transmissor da dengue em 171 municípios brasileiros. Além disso, foram destinados R$ 1 bilhão para ações de combate ao mosquito, equipamentos na área de logística, detecção precoce dos focos de infestação e melhoria dos recursos de vigilância epidemiológica.
Em 2008, até agora, foram registrados 734.384 casos de dengue, contra 514. 589 em 2007, segundo o senador. Enquanto em todo o ano de 2007 ocorreram 157 mortes, até agosto deste ano foram registrados 212 óbitos.
Outro motivo para temor, explicou ainda Tião Viana, é a possibilidade de introdução da dengue tipo 4 no Brasil pelo estado de Roraima, vizinho da Venezuela, país que convive com esses casos.
- Não podemos imaginar chegar ao mês de janeiro, ao mês de maio, quando acontecem 86% dos casos de dengue em média no país, pela sazonalidade própria da doença, para esperar o drama do alarme, da preocupação e do grito de desespero de famílias. Ou há uma força-tarefa madura, permanente e ampla ou nós vamos viver uma realidade assustadora - alertou o senador.
10/11/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tião Viana alerta para crescimento da dengue no país
Tião Viana: endemia de dengue exige acordo entre União, estados e municípios
Sérgio Petecão acusa Tião Viana e pede proteção à Mesa; Jorge Viana defende governador do Acre
TIÃO VIANA CRITICA O USO DE DDT NO COMBATE À MALÁRIA
Tião Viana quer instituir o Dia de Combate à Hanseníase
Tião Viana: "Estamos preparados para o bom combate"