Tião Viana apóia proposta destinada a atrair investimentos para as instituições de pesquisa



O senador Tião Viana (PT-AC) defendeu em Plenário, nesta quarta-feira (1º), proposta para atrair investimentos para instituições de pesquisa. A matéria (PL 7514/2006), de autoria do Poder Executivo, que tramita na Câmara dos Deputados, estabelece incentivos fiscais para empresas que investirem em projetos de pesquisa científica e tecnológica e de inovação tecnológica quando executados por Instituição Científica e Tecnológica (ICT).

Tião Viana explicou que a universidade, "em plena autonomia", apresenta seus projetos de pesquisa científica, que passam por um fórum no Ministério da Educação, da Ciência e Tecnologia e da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Exterior. As empresas, então, escolhem um projeto e aplicam neste parte do que seria devido ao Imposto de Renda e à Contribuição sobre o Lucro Líquido.

O senador disse esperar que o Parlamento se sensibilize e compreenda a dimensão dessa proposição para a comunidade científica. Ele lembrou que dezenas de doutores, mestres e pesquisadores brasileiros passarão a ter um grande impulso no desenvolvimento de suas atividades se o projeto for viabilizado. Para ele, é tempo de "romper com alguns períodos obscuros da vida da inteligência nacional", em que os pesquisadores tinham que deixar o país.

- O grande desafio desta década é, talvez, a responsabilidade social do grande e do médio empresariado na busca do desenvolvimento científico e tecnológico - afirmou o parlamentar.

01/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Tião Viana, se instituições não recuperarem imagem, Lula crescerá mais

Tião Viana mantém proposta da Câmara para reforma da Previdência

Tião Viana apóia ingresso da Venezuela no Mercosul

Tião Viana apóia aprovação da PEC sobre municípios

Tião Viana apóia biocombustíveis, mas acolhe críticas ao programa

Tião Viana preocupado com proposta que estabelece prisão para pais de criança pedinte