Tião Viana preocupado com proposta que estabelece prisão para pais de criança pedinte



O senador Tião Viana (PT-AC) manifestou nesta quinta-feira (21) sua apreensão com a proposta de considerar como criminosos - sujeitos a pena de dois a seis anos de reclusão - os pais que permitirem que seus filhos fiquem nas ruas pedindo esmolas. A idéia está em discussão na Comissão Mista de Segurança Pública.

Para uma decisão desse porte, na opinião de Tião Viana, é preciso "muita reflexão e uma análise sociológica, antropológica e jurídica", pois "não é proibindo as crianças pobres do Brasil de ficarem nas ruas pedindo um pouco de comida, ou um alento para a sobrevivência de suas famílias" que o Parlamento contribuirá para diminuir a violência no país.

Ao contrário, acrescentou o senador, tal decisão pode comprometer o louvável trabalho da comissão de dar uma resposta ao anseio da sociedade por redução da violência.

- O Parlamento tem que ser ouvidor da sociedade, tem que ser o representante de seus anseios, e essa matéria me parece fugir à lógica do que é a realidade brasileira - advertiu o senador.



21/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vídeo | Humberto Costa destaca importância de proposta que estabelece prisão para quem vender bebida a menor

TIÃO VIANA LEMBRA ANIVERSÁRIO DA DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA

Tião Viana define a licença-maternidade como um abraço na criança brasileira

Tião Viana afirma que a proteção da criança diz tudo sobre a integridade moral de uma Nação

Tião Viana mantém proposta da Câmara para reforma da Previdência

Tião Viana registra concessão de indenização a criança que sofreu acidente em terreno de fábrica de cimento