Tião Viana comemora resultado positivo da "lei seca"



O senador Tião Viana (PT-AC) comemorou nesta quinta-feira (18) a redução das mortes e internações decorrentes de acidentes automobilísticos provocados por motoristas alcoolizados. Citando dados de um relatório da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o senador disse que "lei seca" permitiu ao Sistema Único de Saúde (SUS) economizar R$ 23 milhões em internações durante o ano passado. Ele assinalou que o número de internações caiu de 50.070 para 39.464 no período, equivalente a uma redução de 28,3%.

- Esse é um problema que tem forte impacto na vida das pessoas e traz um benefício direto à sociedade brasileira. Quisera toda lei pudesse ter esse tipo de consequência e alcançar esse tipo de resultado - afirmou.

Tião Viana ainda disse que em um ano de "lei seca" houve uma redução de 53% no número de mortes em acidentes de trânsito, em comparação a 2007. Ele acrescentou que o número de acidentados também caiu 40%. O senador observou que a "lei seca" é um marco positivo na história da saúde pública, da cidadania brasileira e das responsabilidades sociais.

- No dia 4 de junho deste ano, o Ministério da Saúde lançou um programa de incentivo à redução e controle das pessoas que sofrem com o alcoolismo. Um investimento da ordem de R$ 117 milhões, num trabalho conjunto e descentralizado que envolve os Ministérios da Saúde e da Justiça, e a Secretaria dos Direitos Humanos - informou.



18/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana destaca crescimento do Acre e faz balanço positivo de redução das desigualdades regionais

Tião Viana: resultado do julgamento de Renan é imprevisível

Tião Viana recebe da PF resultado da perícia em documentos de Renan

Tião Viana comemora vitória do PT no Acre

Aníbal Diniz comemora resultado da pesquisa CNI/Ibope favorável aTião Viana

Tião Viana comemora ampliação de práticas médicas no SUS