Tião Viana desmente denúncia de uso indevido de seres humanos em pesquisa da malária
O senador Tião Viana (PT-AC) leu nesta quinta-feira (29) nota técnica do Ministério da Saúde com esclarecimentos sobre a captura do mosquito anopheles, causador da malária. Segundo o parlamentar, a nota responde a denúncias de que seres humanos vêm sendo usados indevidamente em experimentos científicos relativos à doença feitos no Acre.
A nota explica que na rotina do programa de combate à malária "utiliza-se o homem como único meio de atração para a captura de insetos".Como esse mosquito é altamente atraído pelos seres humanos, outros métodos de captura, como iscas animais e armadilhas luminosas, não demonstraram eficácia compatível.
- Isso é realizado desde 1960 e com os devidos cuidados para que o ser humano não fique exposto - disse Tião Viana.
O senador classificou as denúncias de uma "atitude antiética" que perturba o andamento de trabalhos necessários à erradicação de uma doença que já atinge mais de 500 mil casos por ano no Brasil e produz de um milhão a dois milhões de mortes por ano em todo o mundo.
"A captura do Anopheles com atração humana é atualmente recomendada por diversas instituições e autores como o único método eficaz para direcionar e avaliar o impacto das ações de entomologia e controle de vetores da malária, desde que os agentes estejam devidamente protegidos por equipamentos de proteção individual (EPI)", diz o documento lido por Tião Viana.
29/05/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Unicamp discute a ética em pesquisa com seres humanos
TIÃO VIANA CRITICA O USO DE DDT NO COMBATE À MALÁRIA
Projeto estabelece punições para desvios em pesquisa com seres humanos
Audiência pública discute projeto que pune desvios em pesquisa com seres humanos
Tião Viana fala de combate à malária com o presidente da Guiné-Bissau
TIÃO VIANA DIZ QUE RÚSSIA CONTRARIA DIREITOS HUMANOS