Tião Viana diz que governo nada fará se não reformar o Estado



O relator da reforma da Previdência, senador Tião Viana (PT-AC), disse que o governo nada poderá fazer se não tiver capacidade de concluir as reformas previdenciária, trabalhista, judiciária, política e tributária. Ele destacou que essas são decisões políticas que têm que ser tomadas, apesar de cada uma destas reformas desagradar a um grande segmento da sociedade e agradar a outro.

Tião Viana afirmou que -governar é, sobretudo, ter a capacidade de fazer o que tem que ser feito-, mesmo que, muitas vezes, seja preciso contraria interesses. Ele disse ter certeza de que estão sendo tomados as medidas necessárias para mudar a realidade brasileira e manifestou a sua convicção de que a sociedade aceita qualquer pacto de sacrifício que leve à melhoria da qualidade de vida do povo.

O senador disse que fica incomodado ao presenciar no Brasil a morte de 37 crianças em cada mil, antes de completarem um ano. Ele também lamentou os feridos e mortos em acidentes no trânsito e as vítimas da violência. É para corrigir essa situação, completou Tião Viana, que o país tem que promover as reformas estruturais do Estado.

Tião Viana também citou matéria publicada na imprensa informando que a Organização das Nações Unidas constatou uma diminuição no percentual de brasileiros desnutridos. O senador petista comentou que a ONU confirmava a redução na fome do país, durante o governo Lula. O senador José Jorge (PFL-PE) corrigiu a informação, destacando que a pesquisa referia-se ao período de 1992 a 2001, ou seja, que a queda nos índices de desnutrição ocorreu no governo Fernando Henrique Cardoso.



26/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana diz que não fará nada para antecipar votação da CPMF

Tião Viana está certo de que novo Congresso fará grandes reformas

Tião Viana quer auditores do SUS com carreira típica de Estado

TIÃO VIANA: ACRE É O ESTADO QUE MAIS VACINOU CONTRA FEBRE AMARELA

Tião Viana pede inclusão nos Anais do Senado de editorial do 'Estado de S. Paulo' com elogios ao TCU

Governo negligencia tratamento de hanseníase, diz Tião Viana