Tião Viana está certo de que novo Congresso fará grandes reformas



O senador Tião Viana (PT-AC) disse nesta quarta-feira (20) estar convicto de que o do novo Congresso Nacional, a ser instalado em 15 de fevereiro, terá ampla maturidade para fazer as cinco grandes reformas que a população brasileira reclama há décadas: a previdenciária, a tributária, a política, a trabalhista e a do Poder Judiciário.

Para o senador, um dos coordenadores no Senado da agenda política da equipe de transição do governo Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil jamais fará uma reforma estrutural, caso não haja profundas mudanças nesses cinco grandes eixos da vida pública brasileira. Ele previu que, já em 2003, o governo alcance bons resultados com relação à implantação das reformas.

- A experiência diz que, se os bons resultados não forem obtidos no primeiro ano, a tendência é o enfraquecimento dessas metas - avaliou Viana.

Em entrevista à Agência Senado, Tião Viana afirmou que todas as cinco reformas são vitais para que o país entre em um novo rumo. Isto, observou, já é um consenso da equipe de transição. Sobre a reforma trabalhista, o senador foi claro: ela será feita de modo a atender aos interesses dos trabalhadores.

Com relação à popularidade desfrutada pelo presidente eleito e a esperança da maioria do povo brasileiro de que Lula faça um bom governo, Tião Viana atribuiu essa situação, considerada por ele de -extraordinária-, ao fato de Lula estar em sintonia com os anseios da sociedade.

- O presidente eleito fez com que essa mesma sociedade entendesse que o Brasil não é um país de números, mas um país composto de cidadãos, de famílias, de sentimentos, de esperança, e que luta para ter uma sociedade mais justa. Talvez isso tenha gerado tamanha confiança e credibilidade do povo brasileiro em Lula - concluiu Tião Viana.



20/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi diz que adesão do PSDB à candidatura de Tião Viana não mudaria o quadro atual, mas "traria um certo abalo"

Tião Viana: debates sobre reformas reeditam história democrática do PT

Tião Viana diz que governo nada fará se não reformar o Estado

Tião Viana diz que não fará nada para antecipar votação da CPMF

Tião Viana: reformas tributária e da Previdência devem tramitar ao mesmo tempo no Senado

Tião Viana diz que Brasil está caminhando bem, com prudência