Tião Viana encaminha reivindicação da Sociedade Brasileira de Hepatologia
Em pronunciamento nesta terça-feira (23), o senador Tião Viana (PT-AC) leu carta em que a Sociedade Brasileira de Hepatologia reivindica a expansão e a democratização do acesso dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) àquela especialidade. A entidade de hepatologistas também defende a ampliação do quadro de especialistas do setor, como forma de aprimorar o atendimento a oito milhões de brasileiros que sofrem com a falta de tratamento especializado em doenças do fígado.
Na carta - ser encaminhada a pedido de Tião Viana aos ministros da Saúde, José Gomes Temporão, e da Educação, Fernando Haddad - a entidade também defende o retorno da Hepatologia à condição de especialidade independente da Gastroenterologia, tendo em vista que os hepatologistas são obrigados a realizar atualmente um programa de residência médica com apenas um ano de formação, período considerado insuficiente para a formação de um hepatologista.
No documento, a Sociedade Brasileira de Hepatologia explica ainda que a exigência favorece a escassez de profissionais para o atendimento de portadores de doenças hepáticas no Brasil, onde muitas unidades da Federação não contam sequer com profissionais do setor em seus quadros de saúde.
Atualmente, como área de atuação, o médico hepatologista no Brasil necessita passar dois anos na clínica médica, dois anos na Gastroenterologia e, posteriormente, mais um ano na Hepatologia, esclarece a entidade.
"Trata-se de um longo e tortuoso caminho que também encontra dificuldades nas questões financeiras, visto que o médico residente deverá ficar longo tempo fora do mercado de trabalho para uma especialidade clínica e sem procedimentos", informa o documento.
A Sociedade Brasileira de Hepatologia assegura que a carência de profissionais do setor pode ser constatada pelo Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDAS) e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, visto que ela é reconhecida como um "ponto negativo" para a implantação das políticas de assistência e prevenção às hepatites virais no Brasil.
23/03/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tião Viana registra realização do 1º Fórum Internacional de Hepatologia
Tião Viana pede que sociedade apóie vacinação de mulheres contra rubéola
Para Tião Viana, sociedade exige Congresso "afirmativo, firme e propositivo"
Tião Viana defende política externa brasileira
Tião Viana faz apelo por verbas para a Força Aérea Brasileira
Tião Viana diz que viagem de Lula à África resgata dívida brasileira