Tião Viana quer discussão em Plenário de projeto sobre reprodução assistida



O senador Tião Viana (PT-AC) registrou em Plenário, nesta quinta-feira (25), a apresentação de requerimento solicitando que projeto do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) que trata da reprodução assistida seja apreciado pelo Plenário. A matéria seria votada em decisão terminativa pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), mas a polêmica e a complexidade que envolvem o tema, segundo Viana, justificariam a ampliação do debate entre os senadores.

Relator do projeto na CAS, Tião Viana pretende apresentar um substitutivo à proposta, já aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Ao romper com aspectos tradicionais da relação familiar, como a procriação baseada no ato sexual natural, a matéria, segundo o senador petista, precisa de uma "reflexão serena" por parte dos parlamentares.

- Muitas crianças vêm sendo geradas em laboratório, passando apenas a ter o desenvolvimento no ambiente intra-uterino - observou.

Entre os aspectos controversos envolvidos na reprodução assistida, destacam-se a redução embrionária, o direito de utilizar embriões em pesquisas científicas na área médica, a doação de sêmen e a permissão à "barriga de aluguel".

25/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS promove discussão sobre reprodução assistida

Reprodução assistida em discussão na TV Senado

CCJ DEBATE COM ESPECIALISTAS PROJETO SOBRE REPRODUÇÃO ASSISTIDA

REQUIÃO FALA À TV SENADO SOBRE PROJETO QUE REGULA A REPRODUÇÃO ASSISTIDA

Deputado Augusto Carvalho pede a Tião Viana mais discussão de projeto sobre contribuição sindical

CAS quer conter vale tudo na reprodução humana assistida