Tião Viana quer maior controle sobre os produtos domissanitários
A Câmara dos Deputados deverá apreciar, após a retomada dos trabalhos legislativos do segundo semestre deste ano, projeto de lei de autoria do senador Tião Viana (PT-AC), que amplia o controle sobre os produtos saneantes domissanitários (inseticidas, raticidas, desinfetantes e detergentes). Segundo o senador, em 1997, esses produtos foram responsáveis, no Brasil, pela intoxicação de 11.293 pessoas, das quais 566 vieram a falecer.
A proposta de Tião Viana altera o artigo 57 da Lei nº 6.360, de 23 de setembro de 1976, destacando que os saneantes domissanitários serão classificados segundo o risco que apresentem para a saúde e a vida das pessoas, atribuindo-se a cada categoria de risco um símbolo de perigo correspondente. Esse símbolo será obrigatoriamente empregado nas peças publicitárias, embalagens, etiquetas, bulas, e também nos rótulos, nas instruções de uso e prospectos referentes a esses produtos.
Determina ainda a proposta que o fabricante, o distribuidor, o importador, o vendedor e os responsáveis pelos meios de comunicação que descumprirem a nova lei incorrerão em "crime contra as relações de consumo", ficando o infrator sujeito às penas previstas no artigo 63 e parágrafos do Código de Defesa do Consumidor - CDC (detenção de um mês a dois anos e multas).
Segundo o senador Tião Viana, sua proposta seguiu recomendações feitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de reduzir em todo o mundo os elevados índices de morbidade e de mortalidade provocados por esses produtos.
Utilizando-se de dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), da Fundação Oswaldo Cruz, o senador disse que os saneantes domissanitários responderam, em 1997, por 15,7% do total de casos de intoxicação humana registrados no País naquele ano e por 15,6% do total de óbitos por intoxicação humana. O próprio Sinitox, contudo - explica Tião Viana - reconhece que esses índices podem ser mais elevados, uma vez que o sistema de registro não dispõe de cobertura nacional.
22/07/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tião Viana quer maior controle sobre os produtos domissanitários
Tião Viana e Augusto Botelho pediram maior controle das bebidas alcoólicas
TIÃO VIANA COBRA CONTROLE SOBRE COMERCIALIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS
Serys quer maior controle sobre faculdades de Medicina
JÁDER QUER MAIOR CONTROLE DO CONGRESSO SOBRE A MOEDA
Tião Viana quer discussão em Plenário de projeto sobre reprodução assistida