Serys quer maior controle sobre faculdades de Medicina



Ao saudar a passagem do Dia do Médico, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) defendeu, nesta sexta-feira (17), uma melhor distribuição das faculdades de Medicina em todo o país, uma vez que a maioria, hoje, está concentrada na região Sudeste, bem como a adoção de um sistema de fiscalização destinado a preservar a qualidade dos cursos.

Segundo a senadora, os alunos que estudam Medicina têm que ter formação acadêmica exemplar dentro dos padrões internacionais, ao lado da prática hospitalar, já que o futuro profissional irá mexer com o que há de mais precioso no ser humano: a vida. Por isso, defendeu que os professores de Medicina tenham mestrado ou doutorado.

Serys qualificou de inadequados os currículos de grande parte das escolas de Medicina, bem como a infra-estrutura oferecida pelas faculdades, -gerando profissionais flagrantemente despreparados para o exercício da profissão-. E disse que chegou a hora de ser resgatado o valor do médico e de seu papel na sociedade.

Depois de condenar o que qualificou como a crescente exploração exercida pelos planos de saúde sobre os médicos brasileiros, Serys disse que não tinha muito o que comemorar na data que homenageava os profissionais, já que eles são mal remunerados, além de não possuírem condições ideais de trabalho, principalmente na rede pública de saúde.



17/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


TIÃO VIANA QUER MAIS FIRMEZA DO MEC PARA COM FACULDADES DE MEDICINA

TIÃO VIANA QUER CONSELHO DE NOTÁVEIS PARA FECHAR FACULDADES DE MEDICINA RUINS

JÁDER QUER MAIOR CONTROLE DO CONGRESSO SOBRE A MOEDA

Hartung quer maior controle social sobre agências reguladoras

Jayme Campos quer maior controle sobre alimentos não-saudáveis

Tião Viana quer maior controle sobre os produtos domissanitários