Tião Viana saúda Tarso Genro por correção de injustiça contra policial



Em pronunciamento nesta quarta-feira (5), em Plenário, o senador Tião Viana (PT-AC) elogiou o ministro da Justiça, Tarso Genro, a quem creditou a correção de uma injustiça que teria sido cometida contra Francisco Vicente Badenes Júnior em concurso público para delegado da Polícia Federal realizado em 1993. Depois de um longo processo judicial, a nomeação de Badenes foi publicada no último dia 3.

Em 1993, Badenes prestou concurso público para delegado da PF, tendo sido aprovado nas provas objetivas e considerado apto na primeira parte do exame psicotécnico, além da aprovação nos testes clínicos e de aptidão física. No entanto, na segunda fase do exame psicotécnico, de natureza subjetiva, fora considerado inapto, sem direito de vista nem de recurso, ficando impossibilitado de tomar posse no cargo.

- Configurou-se, de forma clara, uma violação de seus direitos humanos - disse o senador.

Tião Viana informou que Badenes interpôs então mandado de segurança e, através de medida liminar confirmada por sentença, freqüentou Curso de Formação Profissional de Delegado da Polícia Federal, obtendo média de 8,177, classificando-se em 90º lugar dentre as 200 vagas oferecidas para o certame. No entanto, sua nomeação não foi homologada.

O senador lembrou que a comunidade internacional e entidades de defesa dos direitos humanos manifestaram-se a favor de Badenes, que é detentor de diversas honrarias na área de direitos humanos. Ele recordou o "desempenho excepcional" de Badenes no combate ao crime organizado no Espírito Santo, quando integrava a Polícia Civil do estado. De acordo com Tião Viana, as pressões contrárias a Badenes partiram de "um setor da polícia que não concordava com a nomeação, pois ele havia feito denúncias contra policiais".

05/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vieira ingressa com interpelação judicial contra Tarso Genro

Vieira ingressa no MP com representação criminal contra Tarso Genro

Vieira ingressa hoje com representação criminal contra Tarso Genro

Operação Castelo de Areia é contra crimes financeiros, afirmam Tarso Genro e Luiz Fernando Corrêa

TIÃO VIANA SAÚDA AMPLIAÇÃO DO ALCANCE DA TV E DA RÁDIO SENADO

Tião Viana saúda PF por discutir políticas de segurança pública para a região amazônica