Tourinho adverte para a necessidade de termelétricas à base de gás natural



O senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) alertou que a seca no Nordeste tem piorado e que há o risco de um novo colapso no abastecimento de energia elétrica. O senador, que foi ministro de Minas e Energia no governo Fernando Henrique Cardoso, disse que o correto seria investir no sistema de termeletricidade à base de gás natural, com a criação de um gasoduto Nordeste-Sudeste.

- O impacto ambiental é mínimo, o preço é bastante razoável e a obra é prioritária. Não podemos ter um sistema baseado exclusivamente em hidrelétricas - afirmou.

O senador lembrou que há exploração de gás no Rio Grande do Norte, na baía de Camamu, e que a própria Bahia está vendendo apenas 20% do que poderia.

- Por que não foi feito até hoje o gasoduto de Camamu a Salvador? Saí do ministério deixando tudo pronto, era preciso apenas implantar, e mesmo com as restrições fiscais impostas pela necessidade de superávit, o preço seria bem razoável - questionou o senador.

Tourinho disse que o assunto é da maior gravidade, e que fazia o alerta porque haverá outros apagões, caso o sistema seja apenas baseado nas hidrelétricas. Em apartes, os senadores Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) elogiaram a advertência de Rodolpho Tourinho.



01/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


RICARDO SANTOS: POLÍTICA PARA GÁS NATURAL PODE INVIABILIZAR TERMELÉTRICAS

CI vai debater a questão do gás natural e das termelétricas

Vídeo | No Dia Mundial da Água, Wellington Dias adverte para a necessidade de fazer cumprir o Protocolo de Kyoto

Relatório do V Fórum Mundial da Água adverte para a necessidade de prevenir desastres relacionados à água

Comitê decide diminuir o uso de termelétricas para geração de energia

PARA O GOVERNO, TERMELÉTRICAS SÃO FUNDAMENTAIS PARA SUPRIR AUMENTO DA DEMANDA POR ENERGIA