Tourinho alerta para retorno da guerra fiscal



O senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) alertou nesta terça-feira (5) para o retorno da guerra fiscal entre os estados. Ele responsabilizou o governo federal por não cumprir o acordo firmado com o Congresso Nacional para a aprovação da reforma tributária, que está paralisada na Câmara dos Deputados após ter sido aprovada pelo Senado Federal, em dezembro de 2003.

O senador assinalou que a defesa dos interesses dos estados pelos respectivos secretários de Fazenda é natural e legítima, mas o acirramento que está ocorrendo é preocupante para o país e não contribui para os crescimento sustentado da economia. O retorno da guerra fiscal, na opinião do senador, é conseqüência das dificuldades encontradas na Câmara para a retomada da apreciação da emenda constitucional da reforma tributária.

- É fundamental que a Câmara conclua a votação da reforma e retorne ao texto uma data limite para unificação do ICMS, caso contrário a situação do sistema tributário nacional tende a piorar para os estados. A unificação do ICMS era e é o melhor caminho para acabar com a guerra fiscal - afirmou.

O senador frisou que não é hora de os estados brigarem entre si, "pois já estão em situação de penúria fiscal e o conflito resultará em perdas para todos", acrescentando que o momento requer uma solução para o impasse e a conclusão da reforma tributária.

- Afinal, não é o momento de transformar uma guerra simbólica, de tarifas, em uma guerra real, de fechamento de divisas estaduais e bloqueio de caminhões com mercadorias - frisou.

O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) disse que, em reunião há 15 dias, o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, manifestou a crença de que a arrecadação dos estados irá melhorar após a aprovação da reforma tributária. Azeredo afirmou que a guerra fiscal está "chegando a um ponto perigoso". O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) disse que "não agrada a ninguém dividir o que tem" e que apesar do assunto ser desagradável ao governo federal, é preciso encontrar um equilíbrio.

Tourinho também defendeu a retomada de políticas regionais voltadas para o desenvolvimento das regiões menos favorecidas do país. Ele disse que o governo não tem demonstrado clareza na definição do valor destinado a cada estado em um futuro fundo de desenvolvimento regional.

 



05/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alberto Silva alerta governador sobre "guerra fiscal" no Piauí

Arthur Virgílio alerta para retorno da tuberculose

Arthur Virgílio alerta para retorno da tuberculose

Tourinho defende aumento de incentivo fiscal para a produção de música

Tourinho: blecaute na Grã-Bretanha é alerta para o Brasil

Tourinho alerta para retrocesso na reforma tributária