Tourinho: blecaute na Grã-Bretanha é alerta para o Brasil



O senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA), ex-ministro de Minas e Energia, afirmou em discurso que o mais recente blecaute que virou notícia no mundo, ocorrido na Grã-Bretanha, -é um alerta ao Brasil- de que o país deve tomar agora medidas para evitar desabastecimento de eletricidade no futuro.

- A hora de evitar os problemas do futuro é agora, pois estamos em plena discussão do novo modelo do setor elétrico brasileiro. O Brasil precisa atrair investimentos de R$ 15 bilhões por ano para atender suas necessidades de distribuição, transmissão e geração de aproximadamente 3.000 MW - observou.

Tourinho recomendou que os brasileiros repensem o papel do Estado no setor elétrico, visto que a iniciativa privada não cumpriu a função que lhe era reservada no modelo anterior.

- Precisamos construir um marco regulatório claro e consistente - insistiu.

Ao examinar o blecaute que afetou parte dos Estados Unidos, Rodolpho Tourinho informou que os brasileiros enfrentaram um problema praticamente idêntico, em 1999, quando um raio atingiu a subestação de Bauru (SP). Depois disso, foram instalados controladores lógicos programáveis de última geração, que podem evitar que uma sobrecarga desligue em cadeia um sistema interligado de energia. No entanto, conforme o senador, é preciso continuar com investimentos nesse tipo de prevenção.

Outra medida adotada pelo governo brasileiro foi a implantação do Programa Prioritário de Temeletricidade (PPT), que previa a colocação gradual de cerca de 11.500 MW de geração térmica próximos aos grandes centros de consumo. Tais unidades aliviam as longas redes de transmissão que levam energia das hidrelétricas, mais sujeitas a acidentes. Além disso, os geradores termelétricos permitem um rápido restabelecimento de um sistema interligado em caso de blecaute.

Rodolpho Tourinho observou que, no momento, o Brasil tem sobra de eletricidade, fruto dos novos hábitos de consumo, das altas tarifas e do baixo nível da atividade econômica. No entanto, a volta do crescimento pode colocar o Brasil novamente na rota dos blecautes, caso o governo não tome providências com rapidez.



03/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tourinho alerta para retorno da guerra fiscal

Tourinho alerta para retrocesso na reforma tributária

Tourinho alerta para complexidade de debate sobre INSS

Tourinho alerta para vulnerabilidades do sistema elétrico brasileiro

Tourinho alerta para possibilidade de crise energética em 2008

Empreendimento fortalece laços entre Brasil e Grã-Bretanha, diz Alckmin