Tourinho cobra ações para desenvolvimento do turismo



O senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) cobrou nesta segunda-feira (31) ações e divulgação estratégicas do turismo brasileiro. Ele sugeriu a criação de uma -Marca Brasil- como atrativo para o turista estrangeiro.

- Nossas festas populares vão muito além do carnaval. São diversas e ricas e, assim como nossa história, nos singularizam entre os países americanos, multiplicando as nossas rotas turísticas - acrescentou.

Tourinho lembrou que, na semana passada, encaminhou requerimento de informações ao ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, sobre a anunciada criação dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs), sobre o montante de recursos orçamentários previstos para o setor de turismo como um todo em 2004 e sobre quem serão os responsáveis pelos EBTs e qual o critério para sua escolha.

- O turismo brasileiro passou por uma revolução silenciosa, que permitiu ao setor profissionalizar-se, deixando para trás um passado de improvisações, ao mesmo tempo que conscientizou a sociedade para o fato de que turismo é um instrumento fundamental para o desenvolvimento econômico-social, respondendo, em curto espaço de tempo, por exponencial geração de emprego e renda - afirmou.

O senador citou artigo de Xavier Veciana, publicado pelo jornal O Estado de São Paulo, em que defende a criação da -Marca Brasil- e de roteiros turísticos mais abrangentes, envolvendo todas as regiões e suas características.

- Não podemos seguir vendendo simplesmente o circuito Rio-Iguaçu-Salvador como se fossem diferentes paradas de metrô - leu o senador.

O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) lembrou já ter feito apelo ao governo federal para que libere os recursos do Projeto Pantanal, destinados a obras de infra-estrutura que seriam importantes para o desenvolvimento do turismo no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. O senador Mão Santa (PMDB-PI) assinalou que 10% dos empregos no mundo estão no setor de turismo e que o Brasil precisa melhorar o transporte aéreo, as rodovias e acabar com a violência. O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) disse que o Brasil precisa de uma política clara, imediata e séria para o turismo. -Esta é a hora e a vez do turismo no Brasil-, afirmou.



31/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Turismo: Jornada para o Desenvolvimento do turismo consolida São Paulo como um pólo turístico

Tourinho cobra dotações orçamentárias para compensar estados exportadores

Tourinho diz que Fundo de Desenvolvimento Regional é a principal divergência

Tourinho destaca importância da Petrobras no desenvolvimento da Bahia

Rodolpho Tourinho cobra cumprimento de acordo sobre modelo energético

Tourinho cobra acordo feito no Senado em benefício de agentes de saúde