Tourinho pede conclusão de gasoduto para o Nordeste



O senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) defendeu nesta sexta-feira (5), em Plenário, a conclusão do gasoduto que liga o Sudeste ao Nordeste, com a construção do trecho de 70 quilômetros entre Camamu, no Espírito Santo, e Salvador, na Bahia, sob pena de a região vir a sofrer racionamento de energia dentro de dois anos.

- Ou se toma essa medida imediata ou dentro de pouco tempo teremos problemas no Nordeste. Não estamos falando que o Nordeste pode ter racionamento de energia agora, não. Estamos falando que pode ter em dois anos - alertou.

Tourinho citou matérias publicadas nesta sexta-feira (5) nos jornais O Estado de S. Paulo e Valor Econômico. Na primeira, intitulada -Petrobras tenta garantir térmicas do Nordeste-, o diretor do Centro Brasileiro de Infra-Estrutura, Adriano Pires, afirma que - não há gás para abastecer as térmicas até este ano, nem no próximo nem no outro (2005), porque não dá para levar o gás do Sul para lá por falta de dutos, e a produção no Nordeste vem caindo a cada dia sem novas descobertas naquela região-.

Já na notícia publicada no Valor Econômico, afirma-se que a crise de energia no Nordeste está exigindo um esforço conjunto do governo, que criou um grupo de trabalho para discutir o assunto, - -como se grupo de trabalho viesse resolver o problema de um gasoduto que já deveria ter sido feito-, comentou o senador.

Para Tourinho, -o problema de energia no Nordeste é estrutural, as térmicas construídas não têm gás para operar-. O rio São Francisco, acrescentou, do ponto de vista de energia está completamente tomado e a situação de energia eólica não virá a permitir o desenvolvimento da região.

- A única solução é o gás. Se essa ligação não for feita, em 2005 ou 2006 vamos ter uma séria crise no Nordeste de solução difícil, porque demandará um tempo, que será sempre a construção de um gasoduto. Com tantas reservas, não é possível que não se tome uma providência imediata. Venho alertar mais uma vez sobre o racionamento futuro e o crescimento das desigualdades regionais - concluiu.



05/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tourinho quer gasoduto unindo o Sudeste ao Nordeste

César Borges comemora próxima conclusão de gasoduto entre o Sudeste e o Nordeste

Tourinho pede urgência no início das obras do gasoduto de Manati

Tourinho critica opção do governo pelo gasoduto Venezuela-Brasil -Argentina

Tourinho considera MP da renegociação das dívidas ruim para os produtores rurais do Nordeste

Freitas Neto reivindica conclusão de obras no Nordeste