Tourinho pede urgência no início das obras do gasoduto de Manati



O senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) pediu nesta quarta-feira (4) a Petrobras o início das obras do gasoduto de Manati, a 60 quilômetros de Salvador. O objetivo é que em 2005 o suprimento de gás natural seja garantido ao Nordeste. De acordo com o senador, até agora nenhuma providência foi adotada pela empresa mesmo com os problemas de suprimento de gás natural na região.

O parlamentar disse que, apesar de essa não pode ser a aplicação mais rentável para a empresa, é a solução a curto prazo para a Bahia e para o Nordeste. O senador apresentou duas alternativas para resolver o problema de dependência de fontes externas para o abastecimento de energia do Nordeste, que tende a crescer de 26% para 50%.

A primeira, é a interligação do sistema elétrico do Nordeste via linhas de transmissão com o das demais regiões, de forma viabilizar a transferência da carga elétrica necessária para completar o atendimento da sua demanda. A segunda, é a interligação da rede de gasodutos de gás natural do Nordeste com a da Região Sudeste.

Em relação a complementação da oferta de gás natural no Nordeste, o senador disse que essa necessidade está vinculada a duas obras de infra-estrutura: a construção do Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene), e o do campo de Manati, descoberto no ano 2000. Para o senador, o projeto do Gasoduto de Manati é a fonte de suprimento que pode ser mobilizada mais rapidamente, até que o Gasene esteja concluído. O senador Garibaldi Alves Filho, em aparte, se somou às preocupações de Tourinho quanto ao problema energético do Nordeste.



04/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp pede início das obras do gasoduto Urucu-Porto Velho

Tourinho pede conclusão de gasoduto para o Nordeste

Moreira Mendes propõe entendimento para início das obras do gasoduto Urucu-Porto Velho

Tourinho quer gasoduto unindo o Sudeste ao Nordeste

Tourinho critica opção do governo pelo gasoduto Venezuela-Brasil -Argentina

Acir Gurgacz pede início imediato de obras de restauração da BR-364