Trabalhadores de baixa renda terão acesso a recursos não reembolsáveis



Empreendimentos serão selecionados por editais, beneficiando associações ou cooperativas que incentivem a redução da pobreza e o desenvolvimento sustentável


Empreendimentos produtivos de inclusão de trabalhadores de baixa renda em diversos municípios de Santa Catarina vão receber R$ 10 milhões, não reembolsáveis, do Fundo Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O apoio corresponde a 50% do valor necessário, que será complementado pelo governo do estado e pelo Sebrae-SC.

A operação apoiará a elaboração de diagnósticos setoriais e de estudos de viabilidade técnica e econômica. Está prevista também a aquisição de móveis, máquinas e equipamentos, bem como a execução de obras civis e reformas.

Outro item contemplado é a capacitação e consultoria, tanto em gestão empresarial como em tecnologia para melhorar processos, produtos, serviços e logística. O projeto prevê ainda a inserção de produtos e serviços no mercado por meio de acesso a feiras e rodadas de negócios.