Transparência marcou desempenho da Mesa, afirma Cunha Lima



Uma preocupação constante em mostrar à sociedade o desempenho de seus representantes no Senado, da forma mais transparente e objetiva possível, foi, segundo afirmou o 1º secretário, senador Ronaldo Cunha Lima (PMDB-PB), a principal marca da Mesa que dirigiu a Casa nos biênios 1997/1998 e 1999/2000. Essa democratização da informação, acrescentou o senador, possibilitou uma aproximação do Legislativo com a sociedade de maneira inédita na história do Senado.

- Houve uma produção legislativa recorde e as decisões da Mesa foram tomadas sempre com muita coesão, mostrando unidade na intenção de apreciar as leis que a população aguardava - disse Ronaldo Cunha Lima, que elogiou o apoio do presidente da Casa, senador Antonio Carlos Magalhães, às iniciativas da 1ª secretaria.

Cunha Lima descreveu as diversas ações do órgão que dirigiu nesses quatro anos, salientando a criação do Projeto Interlegis e da Fábrica de Software; o desenvolvimento da Gráfica, do Conselho Editorial e dos serviços de comunicação; a modernização da biblioteca e dos setores de arquivos; a participação nas feiras de livros e a implantação de projetos culturais na Casa, entre outros (ver matéria anexa com detalhes sobre projetos).

No campo administrativo, o senador falou sobre o empenho da 1ª secretaria em informatizar os procedimentos de pessoal para facilitar a vida do servidor, com reestruturações em todos os setores relacionados às rotinas administrativas. Citou também melhorias salariais, como a concessão dos 11,98% relativos à URV, recentemente aprovada pela Mesa.

O 1º secretário relacionou ainda obras de melhoria nas instalações físicas da instituição, como a reforma do prédio do Anexo I (em andamento); a instalação do espelho d"água em torno do prédio do Congresso; a construção do prédio onde funcionará o Interlegis; reformas dos gabinetes dos senadores e das unidades da biblioteca e a modernização das centrais telefônicas para o sistema digital. Acentuou, no entanto, que todos os atos foram marcados pelo esforço da Mesa em cortar e conter os custos operacionais da Casa.

Cunha Lima disse acreditar que a futura Mesa Diretora será sensível à relevância dos projetos iniciados na gestão anterior e dará seqüência à implementação dos mesmos, especialmente, àqueles mais novos, como a Universidade do Senado, programada para ser um importante centro de estudos políticos do país.

12/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mesa se reúne nesta manhã para decidir sobre posse de Cunha Lima

Cunha Lima afirma que Argemiro Figueirêdo foi seu líder e mestre

CUNHA LIMA FALA DE POESIA NA TV

Marcada a posse de Cássio Cunha Lima

CUNHA LIMA HOMENAGEIA MILTON CAMPOS

TSE encaminha recurso de Cunha Lima ao Supremo