Cunha Lima afirma que Argemiro Figueirêdo foi seu líder e mestre



Na sessão realizada em homenagem ao centenário de nascimento do ex-senador paraibano Argemiro de Figueirêdo, ocorrido no último dia 9, o senador Ronaldo Cunha Lima (PMDB-PB) afirmou que o homenageado foi o seu paradigma como homem público, seu líder e mestre, que o ensinou a fazer política com ética, transparência e decência.

Cunha Lima incorporou ao seu pronunciamento relato do historiador Josué Sylvestre, na homenagem prestada a Figueirêdo pela Câmara de Vereadores de Campina Grande. Classificado como estadista, Argemiro foi descrito pelo historiador como "pai de família exemplar, orador magistral, advogado brilhante, parlamentar eficiente, administrador competente, chefe político habilidoso e cidadão de escol".

O senador declarou-se um discípulo de Figueirêdo, lembrando o apoio e o incentivo que recebeu do ex-senador no início de sua carreira política.

Cunha Lima recordou que a questão relativa à escassez de água já era uma preocupação de Argemiro de Figueirêdo, que lutou pelo projeto de transposição das águas do Rio São Francisco como única forma de garantir a sobrevivência do Nordeste. Ele já defendia esta tese no Senado, em 1958.

O senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO), em aparte, disse que o pronunciamento de Cunha Lima emocionava toda a Casa. Em nome do PFL, ele destacou a alegria do estado de Tocantins por poder colaborar com a possibilidade de transposição das águas do São Francisco, fornecendo parte das águas do rio Tocantins para garantir sua perenidade e volume. "Os sonhos que hoje podemos realizar se devem ao fato de que alguém ousou imaginá-los", afirmou.

O presidente em exercício, senador Edison Lobão (PFL-MA), registrou a presença de familiares e amigos do ex-senador Argemiro de Figueirêdo e congratulou-se com o autor do requerimento de homenagem, Ronaldo Cunha Lima, "pelas justas homenagens à memória do grande político que fez parte de uma geração de notáveis homens públicos e grandes oradores". Lobão afirmou que Argemiro encantava com suas palavras e ensinamentos e o comparou a oradores como Carlos Lacerda e Moura Andrade.

21/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mesa do Senado homenageia Argemiro de Figueirêdo

Transparência marcou desempenho da Mesa, afirma Cunha Lima

CUNHA LIMA FALA DE POESIA NA TV

Marcada a posse de Cássio Cunha Lima

CUNHA LIMA HOMENAGEIA MILTON CAMPOS

TSE encaminha recurso de Cunha Lima ao Supremo