TRANSPOSIÇÃO DE ÁGUAS PREOCUPA PAULO SOUTO E JEFFERSON PÉRES



A possibilidade de autorização pelo governo de obras de transposição de águas dos rios brasileiros, sem consulta ao Congresso Nacional, preocupa os senadores Paulo Souto (PFL-BA) e Jefferson Péres (PDT-AM). Os dois parlamentares disseram à Rádio Senado que consideram importante a discussão, por deputados e senadores, de cada iniciativa nesse sentido.
Souto e Péres elogiaram a aprovação pelo Congresso do projeto de lei que cria a Agência Nacional de Águas (ANA), órgão responsável pela implementação da política nacional de recursos hídricos, pelo gerenciamento do uso das águas do país e pelo combate aos efeitos das secas e das inundações.
Ambos registraram, no entanto, a esperança de modificação do artigo desse projeto que inclui a decisão sobre transposição de rios entre as atribuições do Conselho Nacional de Recursos Hídricos. "O problema da transposição é uma questão de natureza política, que certamente tem que passar por todas as etapas técnicas", avalia Paulo Souto.
Jefferson Péres lembra que a região amazônica é a maior reserva de água doce do planeta e afirma que não gostaria de ver essas águas desviadas sem o aval do Legislativo. "Nós, da Amazônia, poderemos amanhã ver as águas de nossos rios transpostas para outras regiões sem podermos nos manifestar a respeito", alerta o senador. "Por isso, seria bom que a discussão viesse para o Congresso".

28/07/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


TRANSPOSIÇÃO DE ÁGUAS PREOCUPA PAULO SOUTO E JEFFERSON PÉRES

PAULO SOUTO QUER ASSEGURAR AO CONGRESSO DECISÃO TRANSPOSIÇÃO DE ÁGUAS

Paulo Souto condena projeto de transposição do rio São Francisco

PAULO SOUTO PROPÕE CONTROLE DE USO DE ÁGUAS PELO CONGRESSO

Jefferson Péres pede que José Dirceu desminta favorecimento a São Paulo

Jefferson Péres foi "símbolo da ética, da honestidade, da seriedade, da responsabilidade", enfatiza Paulo Paim