TRE-RJ vai recadastrar eleitores com dificuldade de locomoção
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) lança nesta segunda-feira (24) a campanha Acessibilidade – Uma Questão de Cidadania, com o objetivo de incentivar o alistamento e a transferência de eleitores portadores de deficiência visual e com dificuldade de locomoção para as seções eleitorais especiais, em locais de fácil acesso.
O presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, disse que o direito de ir e vir tem que ser visto em seu sentido amplo, abrangendo aqueles que por algum motivo não podem exercer esse direito de forma plena, por serem portadores de necessidade especial.
A intenção do TRE-RJ é que os eleitores com dificuldade de locomoção se cadastrem para votar em uma seção de fácil acesso, sem obstáculos ou escadas, nos locais mais próximos de sua residência.
“Para isso, é necessário que os eleitores idosos ou portadores de necessidades especiais compareçam aos cartórios, munidos de documento oficial com foto, um comprovante de residência e o título de eleitor", informa o tribunal.
O prazo para o alistamento e a transferência para as próximas eleições termina no dia 9 de maio de 2012, mas a Justiça do Rio de Janeiro já está alertando os eleitores para que procurem o quanto antes o cartório, a fim de evitar filas.
Fonte:
Agência Brasil
24/10/2011 11:22
Artigos Relacionados
Bancos dianteiros de aviões podem ser destinados a passageiros com dificuldade de locomoção
Voto facultativo poderá ser um direito de pessoas com dificuldade de locomoção permanente
Congresso médico adota trem da CPTM como meio de locomoção oficial
Fapesp: Equipamento de locomoção permite motorizar qualquer tipo de cadeira de roda
Jader diz que, por ele, não há dificuldade para investigação
ALCÂNTARA RESSALTA DIFICULDADE DE ATINGIR A PAZ