Bancos dianteiros de aviões podem ser destinados a passageiros com dificuldade de locomoção



Passageiros com mais de 60 anos de idade, ou com mobilidade reduzida ou deficiência, e gestantes, lactantes, ou acompanhados de crianças e as próprias crianças desacompanhadas terão prioridade na ocupação de assentos nas primeiras fileiras de aeronaves. É o que estabelece projeto de lei do senador Gim Argello (PTB-DF), aprovado nesta quinta-feira (22) pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). A proposta, agora, será enviada para exame da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), na qual receberá decisão terminativa.

De acordo com o texto, é do passageiro – ou de quem responda pelo seu bem-estar – a responsabilidade de informar à empresa aérea a incidência de fatores que justificam usufruir do benefício. A medida aplica-se a voos domésticos bem como os internacionais com origem no território brasileiro.

Apesar de a medida já estar prevista em portaria do Comando da Aeronáutica (Portaria 676/GC-5/2000), o relator considera importante que o assunto  seja tratado por lei. Ele ainda observou que tal portaria estabelece a prioridade, mas não define como preferenciais os assentos mais próximos à cabine.

No texto inicial do projeto de lei do Senado (PLS 259/2012), pessoas com mais de 65 anos e doentes seriam beneficiados pela medida. Porém, emenda do relator, o senador José Pimentel (PT-CE), cujo relatório foi lido pelo senador Humberto Costa (PT-PE), reduziu a idade para 60 anos a fim de conformá-lo ao texto ao Estatuto do Idoso (lei 10.741/ 2003).

Também por emenda, Pimentel incluiu “pessoas com mobilidade reduzida” em substituição às “pessoas doentes” da proposta inicial. Na avaliação do relator, não é o fato de a pessoa estar doente que exige assentos preferenciais, já que existem doenças que não demandam assento mais à frente. A prioridade de assento, ressaltou, deve ser destinada a pessoas com dificuldade de locomoção ou que precisam de atenção especial dos comissários de bordo.



22/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


TRE-RJ vai recadastrar eleitores com dificuldade de locomoção

Voto facultativo poderá ser um direito de pessoas com dificuldade de locomoção permanente

Azeredo quer tornar obrigatório "airbag" nos bancos dianteiros dos veículos

Projeto proíbe materiais radiativos em aviões que transportem passageiros

Projeto define crimes cometidos por passageiros em aviões e prevê pena de reclusão

Royalties do petróleo podem ser destinados à educação