Universidade do Legislativo será instalada no dia 8



A Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis) terá os seus conselhos Superior e Universitário instalados pelo presidente do Senado Federal, Ramez Tebet, às 10h da próxima quarta-feira (8), em solenidade especial no Plenário. A Unilegis é vinculada ao Instituto Brasileiro Legislativo (ILB) e tem como principal objetivo a geração, transmissão e aplicação de conhecimento no âmbito das competências parlamentares, em especial a organização e os processos legislativos, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.

A Unilegis vai oferecer cursos presenciais e à distância, totalmente gratuitos, de pós-graduação, especialização e extensão para os funcionários do Congresso Nacional, câmaras legislativas e assembléias municipais do país e ainda para as pessoas que trabalham em órgãos ligados ao Tribunal de Contas da União (TCU). Posteriormente, a universidade pretende atingir os legislativos dos países latino-americanos e os de língua portuguesa.

A aula magna da Unilegis, a cargo do ex-senador e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Maurício Corrêa, será ministrada após a sessão de instalação no Plenário da Casa. Na opinião do diretor-executivo do ILB, Florian Augusto Coutinho Madruga, há uma expectativa muito grande de que a Unilegis seja um vetor positivo das atividades do Poder Legislativo, já que vai proporcionar cursos de qualidade para funcionários de todo o país.

O primeiro curso a funcionar na instituição de ensino é o de direito legislativo, inicialmente destinado aos servidores do Senado, da Câmara dos Deputados e do TCU. Florian Madruga explica que não haverá vestibular e que os critérios para o ingresso na Unilegis ainda não foram definidos.

- Acredito que a instalação da universidade vai ser um divisor de águas para o Legislativo, uma vez que os funcionários do poder, não somente de Brasília, vão ter uma capacitação mais aprimorada para assessorar os parlamentares. A Unilegis vai fortalecer a democracia, já que um maior número de pessoas terá mais consciência do seu trabalho - afirmou o diretor-executivo do ILB.



03/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO SERÁ SEDE DA UNIVERSIDADE DO LEGISLATIVO

TREINAMENTO DE SERVIDORES SERÁ EMBRIÃO DE UNIVERSIDADE DO LEGISLATIVO

Universidade do Legislativo inicia atividades acadêmicas com curso de Direito Legislativo

Senado cria Universidade do Legislativo

Senado aprova Universidade do Legislativo

Tebet instala Universidade do Legislativo