Troca lembra que já existe lei prevendo parcelamento do IPVA atrasado



O deputado Adilson Troca (PSDB)comemora a disposição do governo do Estado de parcelar o IPVA atrasado, anunciada através da imprensa, e lembra que para isso não é necessária nova lei, mas apenas a normatização pela Secretaria da Fazenda.

Adilson Troca é autor da Lei 11.453, de abril de 2000, que autoriza o Poder Executivo a parcelar os créditos tributários provenientes do IPVA não pagos em seu vencimento. A lei foi questionada pelo Executivo perante o Supremo Tribunal Federal que negou liminar, estando portanto em vigor.

O parlamentar afirma que atualmente existe uma grande dificuldade para o contribuinte conseguir quitar sua dívida em prestações, devido a falta de orientação aos órgãos da fazenda nos municípios, e também pelo fato de que aplicando um dispositivo do código tributário, é exigido prévio lançamento em dívida ativa para obtenção do parcelamento.

A expectativa do deputado Troca é de que agora o Executivo facilite o pagamento parcelado, até porque, além de beneficiar o proprietário do veículo que poderá quitar seus débitos pendentes, representará um importante acréscimo nas arrecadações dos municípios e do próprio Governo do Estado, considerando que os valores em atraso ultrapassam os R$ 100 milhões, conforme estimativa.




11/30/2001


Artigos Relacionados


Troca comemora vigência do parcelamento do IPVA atrasado

Troca lembra que IPVA atrasado pode ser parcelado

Governo dificulta parcelamento do IPVA atrasado

Mais de 200 mil proprietários de veículos com IPVA atrasado são notificados

Fazenda: Secretaria simplifica processo de cobrança de IPVA atrasado

STF nega liminar contra parcelamento do IPVA