Tuma alerta para invasões das fronteiras brasileiras na Amazônia pelas Farc



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) alertou nesta quinta-feira (6) para mais uma invasão das fronteiras do Brasil na Amazônia por integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O episódio ocorreu por volta das 16h de quarta-feira (5), quando uma guarnição do Exército prendeu dois guerrilheiros e matou um terceiro, além de apreendergrande soma de dinheiro.

Foram 40 minutos de tiroteio entre os soldados da guarnição do Exército do Pelotão de Cacuí, localizado próximo ao município de São Gabriel da Cachoeira (AM), nos limites com os territórios da Colômbia e da Bolívia. O grupo recusou-se a aceitar a revista do barco que ocupava nas águas do Rio Negro. Ao final, a guarnição brasileira fez a apreensão de dólares (100 mil), euros (170 mil), reais (100 mil) e bolivares colombianos (1,1 bilhão).

Após a troca de tiros, os soldados brasileiros chegaram à embarcação dos colombianos, encontrando ali três fuzis (provavelmente AR-15), uma pistola, um revólver e grande quantidade de munição.

- Este é um fato gravíssimo e mostra que as fronteiras do Brasil não podem ficar desguarnecidas - afirmou Tuma.

Segundo informe do siteÚltimo Segundo, em maio do ano passado, agentes da Polícia Federal também trocaram tiros com os ocupantes de uma lancha que se recusaram a permitir uma revista policial, conseguindo fugir para a Colômbia.

De acordo com o mesmo informativo, o Exército brasileiro suspeita que as Farc possuem uma base a poucos quilômetros da fronteira com o Brasil. Em janeiro, os militares brasileiros destruíram um enorme laboratório para o processamento de cocaína das Farc no departamento colombiano de Vichada.



06/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Amir Lando alerta para situação de perigo vivida pelas crianças brasileiras

TUMA ALERTA PARA DEVASTAÇÃO PREDATÓRIA DA AMAZÔNIA

Situação de brasileiro sequestrado pelas Farc é debatida na CCJ

Inácio Arruda saúda libertação de reféns pelas Farc

Camata critica incentivo de Fidel à continuação da luta pelas Farc

Sarney recebe marido de senadora colombiana seqüestrada pelas FARC