TUMA ALERTA PARA DEVASTAÇÃO PREDATÓRIA DA AMAZÔNIA



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) alertou hoje (dia 18) para a necessidade de os governos federal, estaduais e municipais terem uma postura mais comprometida na defesa dos recursos nacionais e combaterem a biopirataria.

Baseando-se em relatório da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Tuma defendeu a criação de uma infra-estrutura adequada às tarefas de fiscalização do Ibama; a aprovação, pelo Congresso, de leis que preservem os direitos das populações indígenas portadoras de conhecimento sobre a biodiversidade amazônica;o incentivo às pesquisas científicas e às técnicas de manejo florestal; e a realização de campanhas nacionais de esclarecimento pelos meios de comunicação.

Ele destacou que, conforme a SAE, a Amazônia está submetida a contrabando, extração ilegal, falsificação de guias de importações e compra irregular de áreas da floresta por grupos estrangeiros. Ao invés de meio milhão de hectares, como as empresas madeireiras declararam ao Ibama, elas detêm a posse de quase 2 milhões de hectares, segundo verificou a SAE.

Outra "mentira", ressaltou Romeu Tuma, está no fato de as empresas informarem que extraem 6 milhões de metros cúbicos de uma área inferior a 200 mil hectares e, na verdade, estarem retirando 30 milhões de metros cúbicos, o que certamente exige uma área maior que a declarada.

O senador também sugeriu a incorporação de outras madeiras à pauta de exportações, além das espécies mais conhecidas, como o mogno, a massaranduba, o cedro, o feijó, o ipê e a sucupira, disse.

18/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tuma alerta para invasões das fronteiras brasileiras na Amazônia pelas Farc

Ivo Cassol alerta para prejuízos causados pela pesca predatória

Maciel alerta para devastação do cerrado e da caatinga

MIRANDA DIZ QUE AÇÃO GOVERNAMENTAL CONTRIBUI PARA DEVASTAÇÃO DA AMAZÔNIA

MAURO MIRANDA ALERTA PARA DEVASTAÇÃO DE LAGO DE SERRA DA MESA

PÉRES CONDENA OCUPAÇÃO PREDATÓRIA DA AMAZÔNIA