TUMA ALERTA SOBRE INVESTIMENTO EM GADO
O senador Romeu Tuma (PFL-SP) alertou hoje (dia 27) para o risco a que está sujeita a população com a massiva publicidade que atrai investimentos para o boi gordo e produtos derivados da agropecuária. Ele disse ter informações de que a Polícia Federal investiga irregularidade com um desses fundos e pediu maior vigilância do poder público sobre essa operação. Citando Lúcio Alcântara (PSDB-CE), afirmou que "onde houver poupança popular o estado tem que estar presente".
Ele informou ter apresentado, há alguns dias, requerimento para que os Ministérios da Fazenda e da Justiça informem quais órgãos são responsáveis pela fiscalização desses fundos de investimento. Até agora não recebeu resposta, mas já sabe que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Banco Central não fiscalizam.
Conforme Romeu Tuma, a Receita Federal só interfere na questão para efeito de cobrança de imposto de renda, e a Polícia Federal só procura esses fundos quando há indício de crime. "O que me preocupa é que se faz uma intensa campanha para que a população invista em bois e outros produtos da pecuária, sem que a população tenha qualquer garantia de retorno do seu investimento", disse ele.
O senador advertiu que muitos desses anúncios estão conclamando a população a aplicar o 13º nesses investimentos, sem que se vislumbre proteção alguma por parte do Estado. "Nessa vastidão de prejuízos resultantes da crise das bolsas, o que acontecerá com quem ganha pouco e está acreditando em toda essa publicidade?", questionou ainda o senador,mostrando em plenário várias páginas de revista com esses anúncios.
27/11/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tuma alerta sobre poder do narcotráfico
Gado com identificação irregular apreendido na fronteira será abatido, alerta Agricultura
ROMEU TUMA ALERTA SOBRE TRANSAÇÃO COM FLORESTA
Tuma diz que investimento no policial é fundamental no combate ao crime
TUMA DEFENDE INVESTIMENTO NA SELEÇÃO PARA MELHORAR A POLÍCIA
JONAS PINHEIRO PEDE VOTAÇÃO DE MP SOBRE INVESTIMENTOS EM GADO