Tuma defende aumento para policiais de SP



O senador Romeu Tuma (PTB-SP) apelou nesta quarta-feira (20) às lideranças políticas de São Paulo para que atentem para as "aflitivas condições salariais dos policiais civis paulistas". Segundo o senador, levantamento divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que eles recebem os piores vencimentos se comparados com a remuneração destinada a iguais cargos nos demais estados do país.

De acordo com Tuma, São Paulo paga, por exemplo, o menor piso do país para os delegados, que, no início de carreira, ganham R$ 12,9 mil no Distrito Federal contra R$ 3,7 mil no estado representado pelo senador Tuma.

Recentemente, lembrou o parlamentar do PTB, houve greve de um dia com o objetivo de alertar a sociedade e a população para a situação dos delegados de polícia, dos agentes investigadores e dos agentes que trabalham nas penitenciárias.

O senador mencionou nota da Secretaria de Segurança alertando para a necessidade de os policiais continuarem a cumprir com o dever de investigar crimes, a despeito das condições salariais. O senador disse concordar com o princípio e ainda observou que a carreira policial é uma vocação. Mas lembrou que é obrigação do Estado pagar um salário que permita ao policial sustentar sua família com dignidade.

- Hoje não acontece isso. Verifico que, às vezes, policiais militares, soldados e cabos, moram em favelas, muitas vezes vizinhos de alguns marginais e de alguns quadrilheiros, e as mulheres deles são obrigadas a lavar as fardas na pia e secá-las atrás da geladeira para não pendurá-las no varal, de modo que os bandidos não saibam que nessa ou naquela residência mora um policial - protestou Tuma.

Em seu pronunciamento, o senador apresentou também sua solidariedade à família do delegado de Polícia Nemer Jorge, em razão da morte de sua esposa Esmeralda Benito Jorge.



20/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tuma defende melhores condições para policiais

Alckmin anuncia aumento de 7% para policiais

Senado aprova aumento salarial para bombeiros e policiais do DF

Tuma é homenageado por policiais do Congresso

Tuma apóia movimento de policiais paulistas

Projeto de Tuma beneficia mulheres policiais