TUMA PEDE ATENÇÃO DO SENADO PARA A SEGURANÇA PÚBLICA



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) pediu hoje (dia 24) ao Senado que, como representante da federação no Parlamento, não fique alheio à situação da segurança pública no país, particularmente à dos policiais civis e militares.

Sem entrar no mérito sobre se policiais podem ou não participar de movimentos grevistas, o senador salientou que eles tiveram seus salários reduzidos a níveis baixíssimos, além de enfrentarem processo de degradação funcional que, no caso dos policiais civis, os afastou de suas atividades fins, eminentemente judiciárias.

A solução de enviar tropas do Exército aos estados, na opinião de Tuma, é paliativa, pois as Forças Armadas, como observou, não estão preparadas para o policiamento das ruas, nem para o combate rotineiro à criminalidade.

Para o senador, o atual quadro das polícias civis e militares "talvez decorra da falta de interesse dos governos pela segurança pública", a seu ver, uma das bases do edifício democrático. Não é à toa, lembrou, que os líderes da Revolução Francesa, em decálogo sobre seus objetivos, cuidaram de inscrever a segurança pública como garantia da concretização de seus princípios democráticos.

24/07/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


População de Rio Grande pede mais atenção para a segurança pública

Marco Maciel pede que novo governo dê atenção à segurança pública

Delcídio pede atenção às fronteiras, 'verdadeira origem dos males' da segurança pública

Cristovam pede atenção para a segurança nas escolas

Tuma pede a Garibaldi mais atenção com área de educação

Tuma pede atenção do governo a ação de movimentos no interior do país